“A função do historiador é lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer.” (Peter Burke)
sexta-feira, 2 de novembro de 2012
VIAJANDO NO TEMPO (ESPECIAL ENEM)
2002
29 de Janeiro - Durante o Fórum de Davos para discussão do futuro da globalização, o presidente americano George W. Bush afirma que Irã, Iraque e Coreia do Norte formam o “Eixo do mal”.
1 de Março - Guerra do Afeganistão: A Operação Anaconda começa.
17 de Junho - O jornalista Tim Lopes é assassinado em um morro do Rio de Janeiro, enquanto faz
ia uma reportagem sobre os bailes funk. O acontecido evidenciou o poder do tráfico de drogas do Estado.
27 de Outubro - O Brasil face à crise econômica de 2002, elege o ex-metalúrgico Luís Inácio Lula da Silva do PT como presidente da República com mais de 53 milhões de votos, fato comentado pela imprensa de todo o mundo.
1992
7 de Fevereiro - É assinado em Maastricht, Países Baixos, o Tratado da União Europeia pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros e pelos Ministros das Finanças dos Estados-Membros.
1 de Março - A Bósnia-Herzegovina torna-se independente.
3 a 14 de junho - Brasil - No Rio de Janeiro tem lugar a ECO-92, Cúpula da Terra, como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD).
29 de Dezembro - Brasil - Fernando Collor de Mello sofre impeachment. O vice-presidente Itamar Franco assume a presidência da república.
1982
2 de Abril - A Argentina invade as Ilhas Malvinas, dando início à Guerra das Malvinas.
16 e 17 de Setembro - Massacre nos campos de refugiados Sabra e Shatila, no Líbano.
13 de Dezembro - Leonel Brizola é eleito governador do Rio de Janeiro, após constatada uma fraude eleitoral, no caso conhecido como Caso Proconsult, para tirá-lo a vitória.
1972
15 de Maio - Após 27 anos sob administração dos Estados Unidos, Okinawa é devolvido ao Japão.
5 de Setembro - a delegação israelita aos Jogos Olímpicos na Alemanha sofre um atentado da autoria do grupo terrorista Setembro Negro. Onze atletas são mortos. O episódio ficou conhecido como Massacre de Munique.
1962
22 de janeiro - Começa em Punta Del Leste, no Uruguai a Conferência Pan-americana, contrária à linha imposta pelos EUA a Cuba.
31 de janeiro - Cuba é expulsa da OEA, com pressão dos EUA e abstenção do Brasil.
9 de outubro - Uganda torna-se independente do Reino Unido.
14 de outubro - Início da Crise dos Mísseis, em Cuba. Temor mundial por conflito nuclear.
22 de outubro - O presidente americano John F. Kennedy decreta o bloqueio naval a ilha de Cuba no episódio que ficou conhecido como a Crise dos Misseis.
20 de novembro - Fim da Crise dos Misseis, Kennedy levanta a quarentena em Cuba.
1952
Macartismo é o termo que descreve um período de intensa patrulha anticomunista, perseguição política e desrespeito aos direitos civis nos Estados Unidos que durou do fim da década de 1940 até meados da década de 1950.
1942
7 de Janeiro – Segunda Guerra Mundial: Fim da batalha de Moscovo, com a contra-ofensiva Soviética.
15 de fevereiro – Primeiro ataque de submarino a um navio brasileiro, o Buarque, que vai a pique nas proximidades de Norfolk, nos Estados Unidos. Um passageiro morre.
28 de Junho – Segunda Guerra Mundial: Início da Batalha de Stalingrado.
22 de Agosto – Segunda Guerra Mundial: Frente aos seguidos ataques de submarinos alemães e italianos aos navios brasileiros, o Brasil declara guerra à Alemanha e à Itália.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário