“A função do historiador é lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer.” (Peter Burke)
quinta-feira, 14 de março de 2013
VIAJANDO NO TEMPO
14 DE MARÇO
1492 – A rainha Isabel I de Castela ordena a seus súditos judeus e muçulmanos que se convertam ao Cristianismo ou serão expulsos do país.
1794 – Eli Whitney recebe a patente do descascador de algodão, uma invenção que revolucionou a indústria de algodão estado-unidense.
1883 – Morre Karl Marx, filósofo e teórico político alemão.
1903 – O Tratado Hay-Herran, que garante aos Estados Unidos o direito de construírem o Canal do Panamá, é ratificado pelo Senado dos Estados Unidos. O Senado colombiano, mais tarde, rejeitaria o acordo.
1937 – O Papa Pio XI condena o nazismo, na Encíclica Mit brennender Sorge.
1978 – As Forças de Defesa de Israel, invadem e ocupam o sul do Líbano, na Operação Litani.
1985 – O presidente eleito do Brasil, Tancredo Neves é internado, na véspera de sua posse, em um hospital de Brasília, onde realiza uma operação abdominal. Em seu lugar, assume a presidência o vice José Sarney. Tancredo morreria no dia 21 de abril desse mesmo ano.
2004 – Vladimir Putin é reeleito presidente da Rússia, enquanto o PSOE de José Luis Rodríguez Zapatero ganha as eleições em Espanha alguns dias depois dos atentados de 11 de Março de 2004 em Madrid.
2008 – Uma série de protestos a favor da independência do Tibet em relação à China invadem Lhasa, a capital do território.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário