sábado, 16 de abril de 2011

PHISOLOFANDO

 Estado MT - CESPE / UnB - 2007
Texto para as questões de 26 a 30:
Há, na prática democrática e nas idéias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber. Dizemos que uma sociedade - e não um simples regime de governo - é democrática, quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos. (Marilena Chauí. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995, p. 430 (com adaptações).

QUESTÃO 26
Tendo em vista os assuntos abordados no texto, bem como as noções de democracia, ética e política, assinale a opção correta.
A - Timocracia, na Grécia antiga, é o mesmo que Monocracia, pois ambos os termos se referem ao governo unificado.
B - Na democracia grega antiga, mulheres, escravos, estrangeiros, pessoas de classe social inferior, simples soldados e camponeses pobres não participavam dos benefícios da cidadania.
C - Oligarquia é a forma de governo que reúne os melhores cidadãos para o exercício do governo.
D - Na ética a Nicômaco, Aristóteles entende que a melhor constituição de governo é a democracia e a pior é a monarquia.

QUESTÃO 27
Com relação ao confronto entre doutrinas democráticas, assinale a opção correta.
A - A democracia iniciou-se na Grécia antiga, como ideal do melhor governo, e continua com a mesma estrutura até hoje.
B - Fascismo, nazismo e integralismo são doutrinas socialistas totalitárias, opostas ao moderno sentido de democracia.
C - O contrário de democracia é a plutocracia, em que há o governo dos melhores e a preponderância dos ricos.
D - O marxismo não é uma doutrina comunista e sim, socialista, pois Karl Marx estudou uma doutrina sobre o bem-estar da sociedade.

QUESTÃO 28
Com relação à autonomia e à liberdade, assinale a opção correta.
A - Para Kant, a liberdade é a dependência do querer da causalidade fenomênica e a sua capacidade de determinar-se pela pura razão, isto é, em desobediência à lei moral.
B - Para Sartre, porque a essência precede a existência, o homem é totalmente livre, sendo tal qual ele projetou ser.
C - Tendo em vista a liberdade de pensamento e de ação, um indivíduo pode pensar mal do outro sem razão suficiente, mas não pode suspeitar.
D - Para Hegel, a liberdade é a autodeterminação da subjetividade, que implica uma vontade livre não apenas em si (no sentido geral), mas para si (no sentido individual).

QUESTÃO 29
Com relação ao correto uso da moral, assinale a opção correta.
A - O saber ético trata do agir do ser humano, tendo em vista qualquer fim que se proponha a executar materialmente.
B - Segundo o pensamento aristotélico-tomista, a ciência moral considera as ações humanas ordenadas para a realização do fim último, entendido como a busca da felicidade pela plena realização da natureza humana.
C - A alienação moral é uma das possibilidades morais da ética, sendo válido o seguinte princípio moral: "Não há princípio moral", fundamentado na liberdade humana.
D - O saber ético trata da aquisição do conhecimento teológico transcendental, considerando o homem um ser religioso.

QUESTÃO 30
Tendo em vista as correlações entre ética e política, julgue os itens seguintes.
A - Platão relata, no mito da caverna como alegoria da realidade, que alguém tem a missão de resgatar os seus irmãos. Essa pessoa é o político.
B - Segundo Maquiavel, no seu livro O Príncipe, o governante tem que assegurar e manter o poder político. Desenvolve, então, uma teoria em que os meios justificam os fins, afirmando que a principal qualidade do príncipe é a virtude.
C - Para Aristóteles, o correto agir principia na esfera individual, com a "ética"; passa para a família, com a "economia"; e culmina na sociedade, com a "política".
D - A ética e a política são duas ciências independentes; a ética trata dos costumes e a política dos hábitos.

QUESTÃO 31
A filosofia é entendida como uma ciência universal que procura a razão mais fundamental, ou seja, as causas primeiras de todas as coisas. Com relação ao conhecimento e às ciências, em confronto com a filosofia, é correto afirmar que:
A - o mito, tanto na Grécia antiga como atualmente, encerra o sentido da filosofia, que é dar uma explicação para tudo, mesmo que, para isso, tenha que construir idéias fantasiosas e irracionais.
B - a filosofia serve-se também do senso comum para intuir explicações sobre a realidade, mas com ele não se confunde.
C - a filosofia é a ciência que fundamenta as opiniões dos indivíduos, não importando se elas são ilógicas ou inconseqüentes.
D - tanto a filosofia como a teologia são conhecimentos causais, racionais, teóricos, universais e teleológicos.

QUESTÃO 32
A respeito da ciência e da tecnologia, em confronto com a filosofia, assinale a opção correta.
A - Theodor Adorno entende que o ser humano passou por três estados: o teológico, o metafísico e o positivo.
B - Desde Hegel, a forma de organização política ideal é aquela em que o poder cabe aos técnicos, aos dirigentes das indústrias e aos altos funcionários.
C - A filosofia moral nada tem a ver com a ciência nem com a tecnologia.
D - Criticando o homem possuidor de uma visão unidimensional, Marcuse entende que a tecnologia pode ser uma forma de controle e de dominação social.

QUESTÃO 33
A respeito da relação entre filosofia e estética, assinale a opção correta.
A - Um dos objetivos da arte é explorar novas formas de expressão.
B - A pintura é arte tridimensional, pois além da altura e da largura, possui a profundidade de campo.
C - A arte só é arte se for mimética, ou seja, se copiar a natureza, não tendo valor estético aquela arte que pretende ser essencialmente ideal.
D - Tomás de Aquino define o belo como o que mais se aproxima das qualidades da divindade.

QUESTÃO 34
Considerando as seguintes premissas: "Nenhum bípede é quadrúpede; Ora, algum cavalo é quadrúpede; Logo..." A conclusão correta, pela regras do silogismo, é que:
A - nenhum bípede é cavalo.
B - algum quadrúpede não é cavalo.
C - nenhum bípede é quadrúpede.
D - algum cavalo não é bípede.

QUESTÃO 35
Considerando as seguintes premissas: "Se Pedro não ama ao próximo que ele vê, ele não ama a Deus que ele não vê; Ora, Pedro ama a Deus que ele não vê", assinale a opção correta.
A - O silogismo é do tipo categórico, portanto dedutivo.
B - O silogismo é da primeira figura e do terceiro modo.
C - A conclusão formal e materialmente correta é: Pedro não ama a Deus que ele não vê.
D - A conclusão formalmente correta do silogismo supra é: Pedro ama o próximo que vê.

QUESTÃO 36
Com respeito à correlação entre filosofia e ciência, assinale a opção correta.
A - O conhecimento científico busca as razões mais fundamentais de todas as coisas e pretende ser objetivo, preciso e seguro.
B - O conhecimento filosófico é também teleológico.
C - O conhecimento mítico aparece quando se tem uma massa em crise, que resulta em uma emotividade que conduz a conclusões metódicas e racionais.
D - A ciência é um conhecimento metódico e racional; a filosofia é um conhecimento sem método e supra-racional.

Texto para as questões de 37 a 39
As contribuições mais duradouras dos grandes filósofos são as ferramentas de pensamento, os métodos e abordagens que inventam ou descobrem e que, muitas vezes, sobrevivem às teorias e sistemas que constroem ou aos que procuram demolir com essas ferramentas. (Nicholas Fearn. Aprendendo a Filosofia em 25 lições. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004, p. 7.)

QUESTÃO 37
Considerando o texto acima, assinale a opção correta.
A - Embora Derrida julgue que a desconstrução não é um método, a mesma pode ser empregada para o entendimento da realidade.
B - Schopenhauer faz filosofia destruindo os conceitos; por isso se diz que ele faz filosofia a marteladas.
C - Kant entende que as entidades não devem ser multiplicadas sem necessidade; a esse princípio costuma-se chamar de navalha de Kant.
D - O iluminismo francês inspira-se em Protágoras ao entender que o homem é a medida de todas as coisas, não só daquelas que são o que são mas daquelas que são o que não são.

QUESTÃO 38
Ainda considerando o texto, assinale a opção correta.
A - Tendo em vista a dialética, Hegel entende que a missão da filosofia está em conceber o que é, porque o que é, é a razão, ou seja, o que é racional é real e o que é real é racional.
B - O monismo de Espinoza caracteriza-se pela noção de um Deus pessoal e religioso, não sendo um princípio metafísico.
C - A estética transcendental, para Kant, trata da Teoria do Belo e das Belas Artes.
D - Sartre, ao entender que a existência precede a essência, acredita na preexistência de uma divindade que a tudo criou e da qual se originou a própria existência.

QUESTÃO 39
Ainda considerando o texto, assinale a opção correta.
A - Martin Heidegger retoma a valorização da visão ontológica da filosofia ao entender que a linguagem é a morada do ser e o homem é o pastor do ente.
B - A ética de Epicuro funda-se no valor da pessoa como tal e na virtude como ato heróico.
C - Platão dizia "só sei que nada sei" e tinha como lema "homem, conhece-te a ti mesmo".
D - Teilhard de Chardin adotou a maiêutica como método para a interpretação da realidade.

QUESTÃO 40
A organização e acumulação de conhecimento são características do saber. Entre os vários tipos de saber, o saber ético aborda
A - o conhecimento místico transcendental, que considera o homem um ser religioso.
B - a aquisição do conhecimento científico feito por meio das pesquisas embasadas na física de Newton.
C - a moral enquanto epistemologicamente considerada.
D - os fundamentos técnicos do como fazer todas as coisas no ambiente em que se vive.

QUESTÃO 41
A respeito do conceito de ideologia, é correto afirmar que
A - a ideologia representa a sociedade tal como ela é, com os seus valores e com a sua cosmovisão do real.
B - ideologia é o conjunto das idéias dos grupos pensantes que atuam de modo dominante na sociedade.
C - ideologia é o mesmo que doutrina, pois ambas tratam de teorias.
D - o marxismo e o capitalismo são ideologias, mas não o neocapitalismo.

QUESTÃO 42
Tendo em vista a contribuição das aulas de filosofia para o desenvolvimento do senso crítico do aluno, assinale a opção correta.
A - Apenas o conhecimento dos filósofos europeus e a repetição das idéias dos filósofos para o seu correto entendimento são importantes.
B - A inteligência crítica dos problemas filosóficos deve ser o único objetivo a ser perseguido pelos professores de filosofia do ensino médio.
C - A filosofia é um saber ornamental, pois é o conhecimento que com o qual ou sem o qual se torna tal e qual.
D - A história da filosofia, inclusive a história da filosofia no Brasil, deve ser estudada para que, conhecendo-se os principais problemas filosóficos, possam ser elaborados novos questionamentos e soluções originais.

QUESTÃO 43
Acerca do pensamento filosófico e da relação entre ciência e filosofia, assinale a opção correta.
A - O conceito de ciência de Galileu toma por base a criação do universo tal como se encontra no livro do Gênese.
B - A expressão "revolução socrática", relacionada à filosofia na Grécia antiga, refere-se à atitude de passividade no sofrimento como algo até mesmo desejável, na medida em que, para Sócrates, seria melhor sofrer a injustiça do que cometê-la.
C - Ptolomeu aprofundou as descobertas de Copérnico com auxílio do telescópio.
D - O método indutivo é aquele que procede do singular, ou menos geral, para o universal, ou mais geral.

QUESTÃO 44
A respeito da questão ética, assinale a opção correta.
A - As virtudes naturais podem pertencer também a desonestos, mas as morais ou adquiridas requerem escolha racional motivadas por um esforço de perfeição moral.
B - A moral é a ciência do agir humano epistemologicamente considerada, enquanto a ética trata dos costumes e do comportamento do ser humano em geral.
C - Kant, na sua teoria moral, estabelece que se deve agir tomando por base os costumes sociais mais acertados da comunidade em que se vive; desse modo, minimizam-se os erros e maximizam-se os acertos.
D - O pirronismo é uma teoria ética que entende dever ser o prazer o fundamento primordial de toda ação humana.

QUESTÃO 45
Para que filosofia? - as evidências do cotidiano e a atitude filosófica. Em nossa vida cotidiana, afirmamos, negamos, desejamos, aceitamos ou recusamos coisas, pessoas, situações. Fazemos afirmações como "onde há fumaça, há fogo", ou "não saia na chuva para não se resfriar". Avaliamos coisas e pessoas, dizendo, por exemplo, "esta casa é mais bonita do que a outra" e "Maria está mais jovem do que Glorinha". Em uma disputa, quando os ânimos estão exaltados, um dos contendores pode gritar ao outro: Mentiroso! Eu estava lá e não foi isso o que aconteceu, e alguém, querendo acalmar a briga, pode dizer: "Vamos ser objetivos, cada um diga o que viu e vamos nos entender". E se, em vez de afirmarmos que gostamos de alguém porque possui as mesmas idéias, os mesmos gostos, as mesmas preferências e os mesmos valores, preferíssemos analisar: O que é um valor? O que é um valor moral? O que é um valor artístico? O que é a moral? O que é a vontade? O que é a liberdade? Como se poderiam melhor entender e ensinar essas questões filosóficas? (Marilena Chauí. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2002, p. 7-9 - com adaptações).
Considerando o ensino da Filosofia e suas indagações na atualidade e a temática abordada no texto, assinale a opção correta.
A - A tradução do saber filosófico para o estudante diz respeito a questões de oratória e de como se apresentar adequadamente ao público.
B - O conhecimento ilustrativo e enciclopédico da filosofia é o fundamento do conhecimento de todas as coisas pelas suas causas últimas.
C - A importância do conhecimento filosófico decorre do esclarecimento dos conceitos e do entendimento da realidade.
D - A filosofia tem como função primordial ser caminho para a teologia e para o entendimento da divindade.

QUESTÃO 46
Considerando as estratégias didáticas para o ensino da filosofia, assinale a opção correta.
A - O professor deve manter um nível constante de exposição doutrinária, pois exemplificações podem confundir a essência teórica.
B - Nos tempos atuais, com o uso dos meios eletrônicos de comunicação, torna-se obsoleto o emprego de livros para o estudo da filosofia.
C - É recomendável a análise de questões atuais para exemplificar a temática filosófica abordada nas aulas.
D - O fundamento das indagações finalísticas impede a metafísica de abordagens práticas, devendo a estratégia didática se adaptar a esse contexto.

QUESTÃO 47
Entre os objetivos da Filosofia no ensino médio, inclui-se
A - preencher as lacunas da sociologia, da psicologia e da história conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional.
B - desenvolver o educando com base nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tendo por base o seu pleno desenvolvimento, preparando-o para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
C - entender a filosofia no ensino médio como é entendida pela Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional, ou seja, como disciplina obrigatória da educação especial.
D - conceder o grau de Licença de Ensino Médio para a formação de futuros professores de Filosofia.

QUESTÃO 48
A respeito da metodologia e da contribuição das aulas de Filosofia para o desenvolvimento do senso crítico, é correto afirmar que
A - estudar a História da Filosofia não é fazer filosofia, ou seja, conhecer como os filósofos tentaram resolver os seus problemas ilustra e informa, mas não forma o senso crítico.
B - cartazes, flanerógrafos, projetores e retro-projetores são meios que podem ser usados nas aulas de filosofia, mas não nas atividades extra-classe, pois esses meios convidam à dispersão.
C - o desenvolvimento do senso crítico opera-se nas teorias filosóficas e não, nas teorias metafísicas, pois as teorias filosóficas falam da própria realidade e as metafísicas falam sobre a realidade.
D - a crítica, como algo negativo, deve sempre ser exercida sobre a opinião dos alunos, e não, sobre a opinião dos filósofos consagrados, que são os mestres da doutrina.

QUESTÃO 49
A respeito da Filosofia como componente da área de Ciências Humanas no currículo do ensino médio, assinale a opção correta.
A - A filosofia deveria ser considerada uma ciência exata pois a lógica, ciência do correto pensar, é parte fundamental da filosofia, e é uma ciência formal, matemática e simbólica.
B - O atual estado do mundo neocapitalista e tecnocrático, que quer resultados positivos, não deixa espaço para as filosofias que encarnam conhecimentos humanos, que são meramente opinativos.
C - O domínio do conhecimento da filosofia, entre outras disciplinas, é necessário, ao final do ensino médio, para o exercício da cidadania.
D - A filosofia é uma ciência humana, pois toda ciência é humana, não havendo nenhuma que queira ser desumana.

QUESTÃO 50
A respeito dos assuntos filosóficos abaixo abordados, assinale a opção correta.
A - A epistemologia é o estudo dos textos sagrados da filosofia contidos nas cartas do novo testamento.
B - A estética, a ética e a criteriologia ou gnoseologia fazem parte da filosofia prática.
C - Baumgarten foi o filósofo que criou a teoria da mônada, substância simples que agregada a outras constitui as coisas de que a natureza se compõe.
D - David Hume, filósofo empírico escocês, entre outras noções filosóficas, estudou e redefiniu a noção de causalidade.

PROVA DISCURSIVA:

QUESTÃO 1
Considerando a pluralidade cultural como tema transversal, elabore uma proposta para trabalhar esse tema em sala de aula.

QUESTÃO 2
Acerca da inclusão de crianças com necessidades especiais nas salas de aula usuais, apresente um argumento a favor e um argumento contra e discuta-os brevemente.

QUESTÃO 3
De modo sucinto, descreva um modelo de escola de ensino fundamental (anos finais) organizada por ciclos de formação e explicite como acontece a divisão do tempo escolar nessa escola.

QUESTÃO 4
Enumere os itens obrigatórios de um plano de ensino.

QUESTÃO 5
Ao se entender a avaliação como um processo formativo, não se deve reduzi-la à cobrança de conteúdos, mas considerá-la um relato que contenha indicativos da construção do conhecimento do aluno. Defina avaliação formativa e aponte um dos princípios norteadores dos relatórios de avaliação.

QUESTÃO 6
René Descartes foi um importante filósofo que iniciou a idade moderna, propondo um método para se chegar ao conhecimento da verdade nas ciências. A respeito dessa questão, cite e justifique os principais passos do método cartesiano.

QUESTÃO 7
Tomás de Aquino, cognominado o Doutor Angélico, teve o grande mérito de, na sua obra Summa Theologica, aplicar os fundamentos do pensamento Aristotélico à doutrina católica. O mundo de então, que já conhecia Aristóteles, muito facilmente assimilou a teologia. Cite e explique a via preferencial das provas metafísicas da existência de Deus, segundo Tomás de Aquino.

QUESTÃO 8
Aristóteles, com as suas Categorias, cria estruturas para o entendimento do mundo. Nesse contexto, elaborou uma teoria, entre outras, que foi chamada de teoria hilemórfica. Explique em que consiste a teoria hilemórfica.

QUESTÃO 9
Hegel, um dos mais importantes filósofos do século XIX, concebeu teorias sobre a história e a história da filosofia, tendo se notabilizado pela interpretação da história que serviu de inspiração para marxistas, existencialistas, hermenêuticos e para a Escola de Frankfurt. Explique o principal fundamento da dialética hegeliana.

QUESTÃO 10
Sócrates, apesar de nada ter escrito, que se tenha conhecimento, é considerado o pai da ética. Ele considerou mais o estudo sobre o agir humano, operando uma verdadeira revolução na medida em que mudou o eixo dos estudos de cosmológicos para antropológicos. Identifique e explique, sinteticamente, o método socrático de filosofar.

GABARITO:
26B 27B 28D 29B 30C 31B 32D 33A 34D 35D 36B 37A 38A 39A 40C 41B 42D 43D 44A 45C 46C 47B 48A 49C 50D
(www.filosofia.com.br)

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