sexta-feira, 3 de junho de 2011

É. PODE SER...

 Principais criminosos de guerra da antiga Iugoslávia

O ex-general sérvio-bósnio Ratko Mladic, extraditado nesta terça-feira para Haia, é o último de uma longa lista de acusados de crimes de guerra da antiga Iugoslávia que será julgado pela Justiça Internacional.

Dos mais importantes procurados por esses conflitos, só segue foragido Goran Hadzic, ex-líder dos sérvios na Croácia, acusado de crimes de guerra contra a população civil croata.

Abaixo os mais importantes suspeitos detidos e extraditados ao Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII) de Haia.

- Radislav Krstic, ex-comandante sérvio-bósnio:.

Detido em dezembro de 1998 pelas forças de estabilização SFOR na Bósnia e extraditado a Haia, onde foi condenado a 35 anos de prisão por genocídio no enclave bósnio (muçulmano) de Srebrenica.

- Slobodan Milosevic, ex-presidente da Sérvia e Iugoslávia:.

Detido em abril de 2001 e extraditado a Haia em junho do mesmo ano. Morreu doente em março de 2006 em sua cela, enquanto o processo transcorria na Justiça.

- Vojislav Seselj, presidente do Partido Radical Sérvio:.

Entregou-se voluntariamente em fevereiro de 2003, acusado de oito crimes de guerra e lesa-humanidade nas guerras da Bósnia e da Croácia. Seu julgamento, no qual conduziu a própria defesa, ainda não terminou.

- Milan Lukic, líder paramilitar servo-bósnio:.

Detido em Buenos Aires em agosto de 2005 e extraditado a Haia em fevereiro de 2006. Condenado a prisão perpétua por crimes de guerra cometidos contra civis muçulmanos no leste da Bósnia.

- Ramush Haradinaj, ex-primeiro-ministro do Kosovo:.

Entregou-se à Justiça em março de 2005 quando era primeiro-ministro da então província sérvia do Kosovo. Acusado de crimes de guerra contra a população sérvia do Kosovo em 1999, foi absolvido em abril de 2008, mas em julho de 2010 o TPII ordenou a repetição do julgamento.

- Ante Gotovina, ex-general croata:.

Detido em Tenerife (Espanha) em dezembro de 2005 e extraditado pouco depois a Haia. Foi condenado a 24 anos de prisão em abril de 2011 por crimes de guerra cometidos contra civis sérvios na reconquista da região croata de Krajina.

- Vlastimir Dordevic (acusado de crimes de guerra), ex-chefe de Segurança Pública da Sérvia:.

Detido em junho de 2007 em Budva (Montenegro) e extraditado a Haia, onde foi condenado em fevereiro de 2011 a 27 anos de prisão por crimes de guerra cometidos na ex-província sérvia do Kosovo.

- Radovan Karadzic, ex-líder político dos sérvios da Bósnia:.

Detido em 21 de julho de 2008 em Belgrado, onde vivia sob nova identidade, exercendo medicina alternativa. Foi extraditado para Haia em 30 de julho de 2008, onde continua seu julgamento por crimes de guerra e genocídio na guerra da Bósnia.

- Ratko Mladic, ex-comandante do Exército sérvio-bósnio:.

Detido 26 de maio de 2011 ao norte de Belgrado, onde vivia escondido na casa de um primo na vila de Lazarevo. Foi extraditado nesta terça-feira para Haia, onde será julgado por crimes de guerra e genocídio durante a guerra da Bósnia.

(http://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI5159253-EI188,00-Principais+criminosos+de+guerra+da+antiga+Iugoslavia.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário