sexta-feira, 27 de maio de 2011

É. PODE SER...

G8: países debatem colaboração com mundo árabe e acordos de segurança nuclear
Na abertura da reunião anual, os líderes do G8 afirmaram nesta quinta-feira que vão propor uma "colaboração" aos países da "primavera árabe", principalmente a Tunísia e o Egito. O encontro entre a França, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Rússia, Itália, Canadá e Japão, acontece no balneário Deayville, no noroeste francês.
"Nos reunimos com os primeiros-ministros do Egito e da Tunísia e decidimos lançar uma colaboração duradoura com estes países, que iniciam uma transição para a democracia e para a construção de sociedades tolerantes", afirmou o G8.
Os integrantes do grupo ainda firmaram um acordo que impõe verificações periódicas de segurança em usinas nucleares. Além disso, foi defendida pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, uma cadeira permanente da América Latina com Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O presidente americano, Barack Obama, e presidente russo, Dmitry Medvedev discutiram a questão de escudo antimíssies que o governo americano pretende instalar no Leste europeu.
O nome do ditador da Líbia também foi citado nesta quinta-feira por Sarkozy. Segundo ele, os países do grupo não estão discutindo o possível exílio de Muammar Gadafi, e sim que ele deixei o poder.
"Não estamos dizendo que Gadafi precisa ser exilado, este não é nosso problema. Quando dizemos que ele deve partir, queremos dizer que ele deve deixar o poder. E, quanto mais rapidamente ele o fizer, melhor será a sua escolha", disse o líder francês.
(www.sidneyrezende.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário