segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

REVISÃOZÃO: ALTA IDADE MÉDIA.

 Dá-se o nome de Alta Idade Média ao período que vai do século V ao XI.

CIVILIZAÇÃO BIZANTINA
Império Romano Oriental . Capital Bizâncio ou Constantinopla . Localização privilegiada . Comércio intenso. Império centralizado e despótico . Preponderância da cultura oriental e língua grega e caráter multiracial .

JUSTINIANO – maior imperador ( chamado basileu) . Apogeu do império . Período de 527 a 565 d.C. Ampliou fronteiras . Principal obra – Corpo de Direito Civil ou Código Justiniano - Código ( leis romanas ) ; Digesto ( jurisprudência) ; Institutas ( princípios fundamentais ) e Novelas ( leis do período de Justiniano) .
Buscou restaurar antigas fronteiras do Império Romano . Estabeleceu " paz perpétua" com os persas . Iniciou guerras ofensivas reconquistando a África do norte sob domínio dos vândalos , atacou os ostrogodos na Itália e os visigodos na Espanha Meridional. Dominou a Ásia Menor , Síria , Palestina e o norte da Mesopotâmia .
Despotismo total do imperador e no campo camponeses submetidos à escravidão trabalhavam para a nobreza em latifúndios.
Burocracia centralizada, altos impostos e gastos militares , levaram a insatisfações violentas como a Revolta Nika . Justiniano construiu a Igreja de Santa Sofia . Era chefe da Igreja e do Estado - cesaropapismo .
Após Justiniano império se enfraqueceu .

IGREJA BIZANTINA - afastou-se da católica . Surgiram heresias . MONOFISISMO – Cristo teria apenas a natureza divina e negava-se o dogma da Santíssima Trindade . MOVIMENTO ICONOCLASTA – Imperador Leão III em 725 proibiu o uso de imagens de Cristo ou dos santos. Objetivo era diminuir o poder do clero , dono de vastas terras , diminuindo seus rendimentos com a venda de imagens .Prenúncio da separação .

CISMA DO ORIENTE – Em 1054 , Igreja ortodoxa separa-se da Igreja Católica .Divergências entre o papa e o patriarca tornaram-se inconciliáveis .

IMPÉRIO LATINO – Após o século XI , com o crescimento da Europa , Bizâncio virou alvo da ambição das cidades italianas , sendo invadida pelos venezianos na quarta Cruzada .

FIM DO IMPÉRIO – Com a expansão dos turcos otomanos , Constantinopla foi conquistada em 1453 .
Bizantinos influenciaram a arquitetura ( Catedral de S. Marcos) , filosofia ( divulgaram obras da Grécia Antiga) , ciências , direito ( Corpus Juris Civilis ) . Os eslavos, inclusive os russos receberam dos bizantinos seu alfabeto, concepção de Estado e religião .


CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA
Árabes viviam na Península Arábica . Área desértica , sem unidade política . Os beduínos no interior eram pastores nômades e viviam em guerras constantes .Acreditavam em espíritos , representados por árvores e pedras e em uma infinidade de divindades subordinada a um ser superior. No litoral Meca e Yatreb tornaram-se centros de comércio e Meca também centro de peregrinação anual dos beduínos que visitavam a Caaba , santuário onde estava guardada a Pedra Negra e os ídolos das diversas tribos .
Meca era administrada pelos coraixitas , grandes comerciantes , interessados em preservar o comércio .
Maomé nasceu em 570 em Meca. Filho de família pobre ( Hashemita) da tribo dos coraixitas . Órfão , educado pelo tio, desde pequeno participou de caravanas , tomando contato com o judaísmo e o cristianismo .Adulto , casou-se com uma viúva rica Khadija , o que lhe permitiu dedicar-se intensamente à meditação religiosa .

HÉGIRA - Passou a ter visões e criou uma nova religião monoteísta , o islamismo em 610 . Converteu seus familiares e ao pregar aos coraixitas , defendendo os pobres e oprimidos foi obrigado a fugir de Meca para Yatreb , depois Medina em 622 , a Hégira , início do calendário muçulmano.
Depois conquistou Meca em 630 , e consolidou sua religião com 5 obrigações : peregrinar a Meca pelo menos uma vez na vida ; dar esmolas, jejuar no mês de Ramadã , orar todos os dias e lutar na guerra santa . ( obrigação ocasional) . O Corão contém os ensinamentos de Maomé e o Suna ou tradição , as narrativas em torno da vida do profeta .

EXPANSÃO MUÇULMANA – Com a sua morte , o poder passou a ser exercido pelos califas que unificaram a Península Arábica , possibilitando a posterior expansão.
A dinastia Omíada ( 661-750) tornou o Mediterrâneo um lago muçulmano . Conquistou a África do Norte , Península Ibérica até o sul da Gália , ilhas de Córsega , Sardenha e Sicília . Muçulmanos só foram barrados em 732 com a derrota na batalha de Poitiers , nos Pirineus , para Carlos Martel .
Bloqueio da navegação cristão pelo Mediterrâneo isolou o Ocidente Europeu e contribuiu para o desenvolvimento de uma economia auto-suficiente e rural a sociedade feudal .
A dinastia Abássida em 750 transferiu a capital para Bagdá . Conquistas voltaram-se para o Oriente, rumo á Índia e China . Surgiram califados independentes e iniciou-se a decadência do império .
Unidade quebrada com o surgimento de dois grandes grupos divergentes , sunitas e xiitas . Xiitas , defendem um chefe religioso e político , descendente de Maomé e seguidor do Corão e os sunitas , chefe político , seguidor do Suna e que não precisaria ser descendente do profeta .
Em 1258 Mongóis capturaram Bagdá. No século XV turcos otomanos , convertidos ao islamismo dominaram a parte oriental do império . A Península Ibérica foi totalmente libertada com a conquista de Granada pelos espanhóis em 1492 .

CULTURA MUÇULMANA - árabes respeitavam as crenças e costumes e assimilaram muitos aspectos dos povos dominados.
Arquitetura – influência bizantina e persa nas cúpulas , minaretes , arcos em ferradura e colunas torcidas .
Literatura – Livro dos reis de Al-firdausi ; Rubayat de Omar Khayan e As Mil e Uma Noites , coletânea de contos.
Ciência – sistema arábico, geometria, álgebra , contabilidade , alquimia como busca da pedra filosofal , destilação, filtração e sublimação . Desenvolvimento da medicina com Avicena , autor de Canon . Astronomia. Filosofia preservaram Aristóteles e Platão, com Avicena e Averróis.
Comércio – Mossul ( tecidos de algodão ), Bagdá ( vidros , jóias , cerâmicas e seda ) ; Damasco ( aço) ; Marrocos ( couro) ; Toledo ( espadas) .
Árabes introduziram na Europa ainda as invenções chinesas – bússola, papel e pólvora .
Alimentos como algodão , cana de açúcar , laranja e arroz . Pela permanência na Península Ibérica , muitas palavras do português tem origem árabe , como as iniciadas por al - alvaiade , alfaiate .


REINOS BÁRBAROS
Parte ocidental do império romano foi invadida por vários povos bárbaros . Bárbaros era o termo que os romanos usavam para designar povos estrangeiros com modo de vida , organização social e econômica e línguas diferentes da sua .
Ostrogodos, Visigodos, Vândalos, Francos , Lombardos , Anglos , Saxões , vieram da Europa Oriental e ocuparam a parte ocidental do Império.
Os germanos reuniam-se em famílias , aldeias , cantões e tribos . Independentes as tribos só se reuniam para a guerra ou para outra finalidade definida , não havendo Estado organizado. Isso foi possível pela aliança entre os chefes bárbaros e a Igreja Cristã .


REINO DOS FRANCOS (481-987)
Os francos foram o povo bárbaro que formou o mais importante reino após o final do Império Romano.
Até o século V os francos estavam divididos em várias tribos que foram unificadas por Clóvis ( 480-511) , dando início à dinastia merovíngea . Venceu os romanos na Gália , os burgúndios , os visigodos , conquistando vasto território .Após a vitória contra os alamanos na batalha de Tolbiac ( 496) , Clóvis converteu-se ao cristianismo , portanto o reino franco vai crescer integrado à Igreja Católica , os bispados serviram de base para a administração dos territórios .
Reis Indolentes - Com a morte de Clóvis reis se enfraqueceram e poder passou a ser exercido pelos majourdomus ( prefeitos do palácio)
Em 732 o majourdomus Carlos Martel , venceu a Batalha de Poitiers , barrando o avanço muçulmano na Península Ibérica. Sem esta vitória talvez não tivesse existido a civilização ocidental .
Pepino o Breve , filho de Carlos Martel, afastou o último rei merovíngeo e foi coroado rei dos francos em 751 , iniciando a dinastia carolíngea .
Patrimônio de São Pedro . Pepino a pedido da Igreja ataca e vence os lombardos , decidindo doar à Igreja territórios no centro da Itália , que ficaram conhecidos como o Patrimônio de São Pedro
Com a morte de Pepino poder fica para seus dois filhos, mas um deles Carlos assumiu o controle total, coroado imperador no ano 800 .
Dominou os lombardos na Itália , os saxões , anexando parte do território da Alemanha e atacou os muçulmanos na Espanha , conquistando algumas regiões na fronteira .
Organizou um império fortemente centralizado . Unidades administrativas os condados eram governadas por nobres de sua confiança e nas fronteiras (marcas) , havia os marqueses . Os missi dominici eram fiscais reais que viajavam pelo Império .
Carlos Magno criou legislação para todo o Império , as capitulares . Distribuiu benefícios entre seus nobres , o que seria a origem dos futuros feudos. A base econômica do império era agrária , criando condições para a formação de um poder local .
Criou uma escola em seu palácio, a escola palatina . Cercou-se de artistas , caracterizando o período o chamado renascimento carolíngeo .
Intervia na Igreja, nomeava bispos , sendo claro exemplo de cesaropapismo .
O império não sobreviveu á sua morte . Morreu inesperadamente , assumiu seu único filho vivo Luís , o Piedoso , que governou mal e deixou três filhos que lutaram pelo poder , que após longa luta, assinaram em 843 , o Tratado de Verdun que dividiu o Império entre eles , Germânia, Itália e França .
O império fracassou devido às contradições entre os ideais de universalismo cristão e do particularismo tribal germânico.
O império nunca voltou a centralizar-se novamente , ao contrário fracionando-se sucessivamente , e cresceu o poder dos nobres , consolidando o sistema feudal . Dinastia Carolíngea irá terminar em 987 com Hugo Capeto , Conde de Paris , dando início à Monarquia Nacional Francesa.


FEUDALISMO 
ORIGENS – Romanas ( colonato - fixação do homem livre à terra, originou a servidão ; clientela e precarium – benefício pela terra; Villas - organização das propriedades rurais que deram origem aos feudos )
Germânicas ( comitatus – fidelidade mútua entre chefes militares e seus guerreiros , base da suserania e vassalagem , inexistência de Estado, poder político descentralizado e direito consuetudinário - baseado nos costumes ) .
A Igreja contribuiu para o fim do escravismo e civilizou os bárbaros .

FATORES CONJUNTURAIS – Invasões barbaras a partir do século III , invasões muçulmanas e domínio do Mediterrâneo levaram a sensação de insegurança no sul da Europa no século VIII . Invasões no século IX ao norte , normandos , vikings e varegues e ao leste os magiares ou húngaros , gerando onda de insegurança e medo , surgindo os castelos fortificados como proteção e tornando a população dependente dos grandes proprietários . Enfraquecimento do Império Carolíngeo, que fortaleceu os senhores feudais .
Nenhum homem nascido no período chamado de Idade Média se autodenominaria medievo, muito menos diria viver na era medieval. A expressão Idade Média foi uma rotulação feita a posteriori e carrega consigo outro adjetivo pejorativo, um clássico dentro da história, o de Idade das Trevas. Essa visão negativa, que se tornou um verdadeiro mito historiográfico, nasceu no século XVI, quando os renascentistas viam a Idade Média, media aetas, como sendo uma interrupção no progresso humano inaugurado pelos gregos e romanos.

CARACTERÍSTICAS GERAIS
Econômico – atrofiamento , economia agrícola de subsistência e comércio local à base de troca , inexistência de indústria . Baixa produtividade.
Ruralização , marcada pelo Foi marcada pelo declínio mercantil, pelo definhamento das cidades e pelo êxodo urbano.
Político – poder descentralizado nas mãos dos senhores , relações de suserania e vassalagem entre a nobreza ( atenção servos não são vassalos) . Posse da terra elemento fundamental de poder .
Sociedade estamental ( baixa mobilidade social) , formada por senhores e servos. Condição social determinada pela hereditariedade .

FEUDO – unidade básica, tendia para a auto-suficiência . Espécie de latifúndio . Dividido em 3 partes – domínios do senhor , faixas dos servos e áreas comuns .

SERVO – maioria da população. Não podia sair do feudo . Tinha que trabalhar dois a três dias para o senhor , a Corvéia . Pagava as banalidades , taxas pelo uso do moinho, forno, etc . Pagava ainda a Talha , porcentagem da produção do manso servil para o senhor e dízimo para a Igreja e Mão Morta , paga pelos descendentes para ficar no feudo . Atividade agrícola com rotação em faixas .

SENHOR – relações de suserania e vassalagem , relações de tipo contratual com obrigações recíprocas - Fidelidade – vassalo devia abster-se de ato hostil ao suserano . Auxílio – obrigações militares ao suserano . Consilium – auxílio na distribuição da justiça na corte ; Homenagem – juramento prestado ao suserano .
Por sua vez o suserano devia proporcionar proteção militar ao vassalo , conceder-lhe um benefício ( feudo) , ministrar justiça no tribunal dos iguais

IGREJA - justificava a estrutura social . Cada um deveria viver na posição em que estava por designo divino , uns deviam rezar, outros trabalhar e outros guerrear . Toda a atividade cotidiana era controlada pela religião.
(www.usinadeletras.com.br/edsonbuenoleal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário