quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

REVISÃOZÃO: ANTIGUIDADE ORIENTAL.

EGITO
Estudo das sociedades asiáticas , civilizações hidráulicas ou de regadio – Mesopotâmia , Oriente Médio e Mediterrâneo . Características gerais : comunidades de aldeia agrícolas , estado despótico controlando a produção e a sociedade, atividade agrícola predominante , trabalho escravo .

EGITO ANTIGO – civilização fascinante . Intensa produção artística . Beneficiada pelo isolamento geográfico – deserto da Líbia a Oeste e do Sinai e Arábia a Leste . Agricultura produtiva graças a enchentes regulares do Nilo. Rio transborda de julho a novembro , depositando humus fertilizante em suas margens " O Egito é uma dádiva do Nilo" Heródoto .

PERÍODO PRÉ-DINÁSTICO – comunidades rudimentares chamadas de Nomos que se agruparam , por volta de 3.500 ªC. formando dois reinos Alto Egito ao sul e Baixo Egito ao Norte .

PERÍODO DINÁSTICO – Menés unificador do Egito e primeiro faraó em 3200 ªC . Monarquia teocrática , faraó como deus . Estado proprietário das terras .

ANTIGO IMPÉRIO – 3200 a 2300 aC . fato mais importante – construção das 3 pirâmides. Política pacífica . Enfraquecimento do poder do faraó no final , fortalecimento dos Nomarcas .

MÉDIO IMPÉRIO – 2000-1580 ªC. novo fortalecimento do faraó até invasão dos Hicsos , povo da Ásia entre 1788 e 1580 ªC , fim do isolamento e Egito conheceu pela primeira vez a dominação estrangeira . Hicsos introduziram cavalo, diversos armamentos .

NOVO IMPÉRIO – 1580-525 ªC. – APOGEU . Expulsão dos Hicsos . escravização dos Hebreus até êxodo com Moisés em 1250. Imperialismo com Tutmés III e Ramsés II . Conquista da Síria e Palestina . Reforma religiosa fracassada com Amenófis IV , numa tentativa de enfraquecer os sacerdotes , com substituição do deus Amon por Aton- círculo solar. Sacerdotes vencem coroando Tutankhamon . Construídos os templos de Luxor e Karnac. Após Ramsés III declínio até domínio Assírio de 670 a 663 ªC .

RENASCIMENTO SAÍTA de 663 a 525 ªC , liderado por Psamético , governador da cidade de Saís , que expulsou os assírios. Construído por Necao , canal de Ramsés II, ligando o Mediterrâneo ao mar Vermelho.
Em 525 domínio persa até 332 , domínio macedônio de 332 a 30 e em seguida domínio romano.

ECONOMIA – Agricultura em torno do rio Nilo. Estado controlava sociedade de castas formada pela elite – faraó, sacerdotes, nobreza , militares . Camada média - escribas, comerciantes e artesãos e pelo povo : camponeses , e escravos .

RELIGIÃO - elemento fundamental na vida egípcia . base da religião era o culto local , o que colocava cada cidade sob a proteção de um deus e fazia dos sacerdotes o grupo de maior poder e prestígio da sociedade . Politeísta e antropozomórfica ( deuses com formas humanas e animais) . Principais deuses – Amon Rá , Osíris, Ísis , boi Ápis . Crença em vida pós morte , daí mumificação . Escrita desenvolvida em 3 tipos – Hieroglífica ( sagrada) , Hierática ( documentos ) e Demótica ( popular) , decifrada por Champollion na pedra de Roseta .


MESOPOTÂMIA
Localizada no atual Iraque, região do Crescente Fértil ( que compreende também os vales do Nilo e Jordão) , entre os rios Tigre e Eufrates ( que nascem nas montanhas da Armênia e desembocam no Golfo Pérsico ) , menos regulares que o Nilo, sem as proteções naturais do Egito , daí região muito agitada historicamente . Dividida , a grosso modo em Alta ao norte , região da Assíria ( árida e montanhosa) e Baixa , ao sul, a Caldéia , pantanosa e alagadiça. Horóscopo tão comum hoje em dia já era intensamente consultado na mesopotâmia.

SUMÉRIOS – Cidades Estado comandadas pelo Patesi . Base cultural da civilização mesopotâmica. Criadores da escrita cuneiforme . Precursores do código de Hamurabi com o Código de Dunji. Lei do Talião . Avanço da astrologia .

ACÁDIOS – Semitas vindos do deserto da Arábia , dominaram os Sumérios , destacando-se Sargão I, responsável pela unificação da região .

I IMPÉRIO BABILÔNICO – Amoritas criaram primeiro império na região . Destaque Hamurabi , dominou Assíria e Golfo Pérsico e criou Código Hamurabi , composto de 282 leis , maior ordenamento jurídico da antiguidade oriental, cuja base é a pena do talião .

IMPÉRIO ASSÍRIO – Império militar famoso por sua crueldade . Com Sargão II, dominaram reino de Israel . Sob Tiglatfalasar dominaram a Babilônia. Senaqueribe transferiu a capital de Assur para Nínive e Assurbanipal construiu em Nínive a maior biblioteca da antiguidade antes de Alexandria com 22.000 tábuas e venceu Egito . Após sua morte houve decadência

II IMPÉRIO BABILÔNICO – auge com Nabucodonosor. Conquistou a Palestina, escravizando os judeus do reino de Judá , no “Cativeiro da Babilônia” . Construiu os jardins suspensos da Babilônia, uma das sete maravilhas do mundo antigo e do Zigurate ( torre de Babel) .Aniquilou os fenícios . Agricultura atividade principal , mas comércio altamente desenvolvido. Estado teocrático, menos religioso que o Egito. Religião politeísta , contém a Epopéia de Gilgames, narração do dilúvio por outra fonte que não a Bíblia.


PERSAS
Leste da Mesopotâmia , no atual Irã. Fusão dos Medos e Persas, povos arianos. Maior império da Antiguidade Oriental. Despotismo de direito divino unificado por Ciro (559-529ªC) que dominou o Império Babilônico e libertou os judeus . Cambises ( 529-522ªC) dominou o Egito. Dario I ( 521-484ªC) dividiu o império em satrápias , construiu estrada real de 2400 km e adotou dáricos ( moeda) . Com Dario e depois Xerxes , os persas atacaram os gregos , nas Guerras Médicas , mas foram derrotados tendo início decadência até o domínio dos macedônios com Alexandre Magno. Religião dualista – Zoroastrismo – 2 divindades Ahura Mazda deus do bem , da luz e Ahriman deus do mal , das trevas. Crença na vinda do messias e ressurreição dos mortos tendo influenciado o judaísmo e o cristianismo. Livro sagrado Zende-Avesta .


HEBREUS
Povo de origem semita que se instalou na Palestina ( terra de Canaã ou terra prometida) no século 18 ªC . Norte , fronteira com a Síria , ao sul com o Sinai , a leste com a Arábia desértica e a oeste o Mediterrâneo . No interior destaca-se o rio Jordão e o Mar Morto,
possibilitando a agricultura em uma região árida . História contada na Bíblia , no Antigo Testamento.

ERA DOS PATRIARCAS – início da ocupação com luta contra Cananeus e Filisteus , sob o comando dos patriarcas , chefes dos clãs : Abraão que conduziu seu povo de Ur na Caldéia, para a Terra Prometida , Isaac e Jacó ou Israel que teve 12 filhos dos quais se originaram as 12 tribos de Israel. Secas obrigaram judeus em 1800 ªC a migrar para o Egito , sendo escravizados após expulsão dos Hicsos em 1580 ªC. Na Bíblia este processo é narrado pela história de José , um dos 12 filhos de Jacó que vendido como escravo, acabou ministro do faraó e chamou seus irmãos .Moisés em 1250 ªC libertou o povo , voltando à Palestina após 40 anos , , o êxodo , recebendo no caminho as tábuas da Lei , os Dez Mandamentos ( decálogo) e a confirmação dos hebreus como povo escolhido de Javé .

JUÍZES – Com Josué , chegaram á Palestina , lutando contra os Filisteus . Gideão , Sansão e Jefté e Samuel .

REIS – Saul primeiro rei e depois Davi que derrotou Golias e conquistou Jerusalém . Auge com Salomão construtor do Templo de Jerusalém , estabilidade e crescimento comercial . Instituídas várias festas religiosas : Sabat ( dia de descanso) , Páscoa ( êxodo) , Pentecostes ( recebimento do Decálogo ) , etc.

CISMA – A morte de Salomão gerou disputa que criou dois reinos – Israel e Judá . Judeus se enfraqueceram . Em 701, reino de Israel conquistado pelos Assírios. Em 586 reino de Judá , conquistado pelos Babilônios – Cativeiro da Babilônia. Em 539 retornam à Palestina como província persa., na região de Judá, daí o nome de judeus .
Em 332 domínio macedônico. Em 63 protetorado romano . Em 70 d.C . revolta levou o Imperador Tito a destruir Jerusalém . Em 135 d.C nova revolta levou á diáspora judaica. Judeus se dispersaram pelo mundo. Única religião monoteísta da Antiguidade. Crença no Messias. Estado só volta a existir em 1948 d.C. criado pela ONU .

RELIGIÃO - principal contribuição .Religião monoteísta , única do período e que contribuiu para a formação do islamismo e do cristianismo . Predominou o patriarcalismo e a poligamia. Economia pastoril e posterior desenvolvimento comercial pelas rotas de caravanas .


FENÍCIOS
Norte da Palestina – região do Líbano atual. Forte comércio e navegação marítima . Predomínio de cidades Estado – Biblos , Sidon e Tiro , dominadas pelos ricos comerciantes – Talassocracia. Fundaram Cartago. Criaram alfabeto de 22 letras , que deu origem aos alfabetos modernos.

(Edson Pereira Bueno Leal in USINA DE LETRAS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário