quarta-feira, 7 de março de 2012

VIAJANDO NO TEMPO

 A 7 de março de 321, pela primeira vez na história, o domingo foi declarado como dia de descanso civil obrigatório. Foi Constantino I, o Grande que decretou a referida lei, entre muitas outras, refletindo melhorias numa época tão violenta. Assim, os mercados e oficinas permaneciam fechados ao domingo.

"No venerável dia do sol, todos os magistrados e residentes das cidades devem descansar e todas as oficinas estarão fechados. No entanto, no campo, as pessoas que se dedicarem à agricultura continuarão os seus afazeres porque pode não haver outro dia adequado à plantação de vinhas ou de sementes. []Não seja por descuidar o momento propício para tais operações que se perca a liberalidade do céu", afirmou o Imperador Constantino I.

Antes de a Revolução francesa, os países onde reinava a tradição cristã estavam proibidos de executar trabalhos manuais, transações comerciais e bailes ao domingo. Depois de a Revolução, o descanso dominical foi aparecendo passo a passo no direito laboral e, hoje em dia, está contemplado em quase todas as legislações. A maioria das confissões cristãs considera-o atualmente um dia sagrado, durante o qual se honra a presença na missa ou num serviço dominical correspondente.
(http://www.canaldehistoria.pt/hoyenhistoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário