terça-feira, 20 de março de 2012

VIAJANDO NO TEMPO

Em 20/03/2003, sem o apoio da OTAN ou da ONU para uma intervenção militar, George W. Bush organizou a Coalizão da Boa Vontade; forças armadas que invadiram preventivamente o Iraque, removendo o ditador Saddam Hussein do poder.

Na sequência dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 aos EUA, o regime iraquiano foi considerado hostil para os EUA e seus aliados, tornando-se alvo de inspeções da ONU no sentido de se encontrarem armas de destruição maciça no país. Apesar dos resultados inconclusivos das inspeções - e da ausência de mandato expresso para o uso da força por parte do Conselho de Segurança das Nações Unidas -, em 20 de março de 2003, uma coligação de forças norte-americanas e britânicas atacou o Iraque e derrubou o regime presidido por Saddam Hussein, seguindo-se um período de grande instabilidade.
A 30 de janeiro de 2005, pela primeira vez após a queda do regime, realizaram-se eleições livres no país. Apesar dos atentados registados nesse dia, mais de 50% da população participou neste acontecimento político, principalmente população xiita e curda. A rutura entre xiitas e sunitas fez-se sentir na ocorrência às urnas, já que a adesão foi bastante menor ou nula nas regiões de população sunita. Os xiitas obtiveram maioria absoluta.

Bibliografia básica recomendada
Johnson, Paul M. A History of the American People. Harper Perennial, 1999.
Karnal, Leandro. História dos Estados Unidos: das origens ao século XX. Contexto, 2007.
Purvis, Thomas L. A Dictionary of American History. Blackwell Publishers, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário