11. Em filosofia, entende-se por pré-socráticos aqueles filósofos que antecederam a Sócrates. Entre as opções abaixo relacionadas identifique-os:
a) Tales de Mileto / Santo Agostinho / Heráclito;
b) Parmênides / Anaximandro / Diógenes;
c) Parmênides / Pitágoras / Aristóteles;
d) Anaxágoras / Platão / Demócrito.
12. A estrutura do mundo das idéias constituída por multiplicidade, porém, distintas do sensível e do inteligível foi concebida por:
a) Sócrates;
b) Kant;
c) Platão;
d) Aristóteles.
13. O método dialético utilizado por Sócrates, identificado como maiêutica, tem como principal fundamento:
a) A ética e a educação;
b) A política e a moral;
c) A religião e os costumes;
d) A lógica e a essência do homem.
14. Compreendendo ser o conhecimento sensível das coisas, enganador, devendo por isso ser superado pela razão, a quem se atribui a autoria do fragmento abaixo transcrito?
"Os (porcos) alegram-se na lama (mais do que na água limpa)"
a) Xenófanes;
b) Heráclito;
c) Leucipo de Abdera;
d) Pitágoras.
15. O poema de Parmênides de Eléia é tido como a doutrina mais profunda do pensamento pré-socrático, de difícil interpretação, sendo composto de três partes distintas a saber:
a) O prólogo / o caminho do saber / o caminho da verdade;
b) O prólogo / o caminho do sensível / o caminho das idéias;
c) O prólogo / o caminho do natural / o caminho da razão;
d) O prólogo / o caminho da verdade / o caminho da opinião.
16. Qual é o filosófo pré-socrático que faz da multiplicidade o principal objeto do seu pensamento, assim manifestando-se acerca da natureza do múltiplo: "em cada coisa há uma coisa porção de cada coisa. Exceção é o Espírito, que é ilimitado e autônomo: ao contrário das coisas, não é misturado com nada."?
a) Zenão de Eléia;
b) Parmênides;
c) Anaxágoras;
d) Tales de Mileto.
17. Entre os principais nomes da filosofia medieval encontra-se o de Giordano Bruno. Sendo sua teoria semelhante à de Nicolau de Cusa e a de Copérnico, qual a razão de ter incomodado tanto a Igreja, fazendo esta oposição radical ao filósofo, a ponto de ser julgado pela inquisição e sumariamente condenado à morte?
a) Acreditar em Deus como um Ser não transcendente;
b) Ter apenas afirmado ser o sol o centro do universo;
c) Duvidar do mistério da Santíssima Trindade como dogma de fé;
d) Inaugurar as possibilidades da construção de um novo conhecimento científico para o mundo.
18. O renascimento apresenta a sua originalidade em razão:
a) Da aceitação de uma nova imagem do mundo, porém com a coexistência valorativa de elementos do passado;
b) Da impossibilidade de crença pelo desprezo e ruptura com o mundo medieval, centrado na divindade, face a nova concepção da valorização do poder criativo do homem;
c) Não aceitação de ser o artista, pintor que reproduz a natureza sobre a tela, como semelhante ao Demiurgo de Platão;
d) Não reconhecimento da necessidade de intermediários na comunicação com Deus, sendo apenas o homem responsável pelos seus próprios atos, sua consciência e pela divindade.
19. São Thomaz de Aquino aponta cinco caminhos para se provar à existência de Deus. Nas alternativas abaixo elencadas identifique a opção correta:
a) A fé e a coerência;
b) A razão e a religião;
c) A natureza e a metafísica;
d) A mutação e a contingência.
20. Na concepção aristotélica o fim supremo do homem é a felicidade. Para o filósofo o que ela significa?
a) A honra moral;
b) O aperfeiçoar-se enquanto homem;
c) O acúmulo de riquezas materiais;
d) O prazer e o gozo das coisas.
21. A metafísica de Aristóteles apresenta três grandes ramos: as ciências teóricas, as práticas e as poéticas. Entre as suas diversas definições compreende o filósofo que a metafísica indaga vários aspectos, entre os quais se inclui:
a) Deus e a substância supra-sensível;
b) Apenas os fenômenos naturais e os princípios supremos;
c) O homem e o ser enquanto ser;
d) Somente a transcendência divina e a realidade física.
22. Tratando da estrutura da temporalidade Santo Agostinho preceitua que o tempo manifesto em presente do passado (memória), presente do presente (intuição) e passado do futuro (espera) tem ligação com o movimento. Entre as alternativas abaixo escolha a opção correta:
a) Está no movimento propriamente dito;
b) Está nas coisas em movimento;
c) Está na alma, por ser-lhe uma extensão;
d) Está no movimento e nas coisas em movimento.
23. Marx escreveu o livro intutado Crítica da Economia Política. Embora sendo um livro dedicado à economia, teve como núcleo fundamental o desvendamento da economia científica burguesa, com foco na exploração do homem pelo homem. Nesse sentido conceitua o que seja a teoria da mais valia, devendo a mesma ser identificada pelas opções abaixo apresentadas.
a) O trabalhador ao trocar-se por um salário torna-se mercadoria;
b) O salário recebido pelo trabalhador e o que produz é de justa correspondência;
c) O valor do trabalhador enquanto mercadoria produtiva não agrega valor ao produto;
d) Diferença entre o valor da força de trabalho, que corresponde a manutenção do operário e o valor que este produz.
24. O positivismo defendido por Augusto Comte teve como crença o progresso tecnológico, somando esforços para tornar o homem consciente de seu destino histórico, tendo como pano de fundo principal:
a) A reforma moral da sociedade;
b) A mudança da estrutura educacional do Estado;
c) A organização dos diversos saberes;
d) A redefinição da metodologia de produção industrial.
25. Com Maquiavel inicia-se uma nova época do pensamento político. Dentre as suas obras tem-se como a de maior referência "O príncipe". Dos seus escritos pode-se compreender como ideal político de Maquiavel:
a) A constituição da República romana, baseada na liberdade e nos bons costumes;
b) A manutenção do poder político pela aplicação de remédios extremos a males extremos, pelos governantes , a fim de evitar o meio termo este de extremo dano a quem governa;
c) Descobrir, através da história, qual a maneira mais adequada para se ganhar os principados, sobretudo os eclesiásticos, como devem eles ser mantidos e como são perdidos pelos príncipes no poder;
d) Criar uma filosofia política em que os fins justificam os meios, sem a preocupação de saber se tais meios são considerados bons ou maus.
26. Descartes é considerado como sendo o filósofo criador do método científico, sendo este formulado por regras diversas, abaixo elencadas. Identifique qual delas é considerada, pelo filósofo, como sendo o ponto de partida e o ponto de chegada de qualquer experiência metodológica.
a) A decomposição do conjunto em seus elementos simples;
b) A divisão do todo de cada problema em tantas partes menores quanto necessárias para melhor resolvê-lo;
c) Fazer enumerações completas e revisões gerais, com a certeza de não haver omitido absolutamente nada;
d) A evidência de que não se deve acatar jamais como verdadeiro aquilo que não se reconhece como evidência.
GABARITO:
11 - B
12 - C
13 - A
14 - B
15 - D
16 - C
17 - A
18 - D
19 - D
20 - B
21 - A
22 - C
23 - D
24 - A
25 - A
26 - D
(Prefeitura Municipal de Cruzeta - Rio Grande do Norte - 2010)
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