sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SIMULINHO IV

1. Considere o texto a seguir:
"As cidades-Estado [...] eram muito diferentes entre si: nas dimensões territoriais, nas riquezas, em suas histórias particulares e nas diferentes soluções obtidas ao longo dos séculos para os conflitos de interesses entre seus componentes. A maioria delas nunca ultrapassou a dimensão de pequenas unidades territoriais, abrigando alguns milhares de habitantes – não mais do que 5 mil, quase todos envolvidos com o meio rural. Outras, de porte médio, chegaram a congregar 20 mil pessoas. Algumas poucas, portos comerciais ou centros de grandes impérios, atingi-ram a dimensão de verdadeiras metrópoles, com mais de 100 mil habitantes [...]."
(GUARINELLO, Norberto Luiz. Cidades-Estado na Antiguidade Clássica. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Orgs.). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2008. p. 30.)
De acordo com o texto, na Grécia antiga, as cidades-Estado
(A) abrigavam os mesmos ideais democráticos, independente de seu porte, como foi o caso de Atenas.
(B) mantinham um forte equilíbrio de força, uma vez que havia uma cidade centralizadora que controlava
política e economicamente todas as outras.
(C) tinham como principal característica serem diferentes entre si, no tamanho e nas suas escolhas políticas,
como foi o caso de Atenas e Esparta.
(D) possuíam a cidadania como um bem maior, em que, independente do número de sua população, todo
grego tinha direito de participar dos rumos de sua cidade.
(E) exerciam, por consenso, em um determinado momento, o domínio político e religioso do Império grego.


2. Considere o texto a seguir:
"Deus criou essas gentes infinitas, de todas as espécies, mui simples, sem finura, sem astúcia, sem malícia, mui obedientes e mui fiéis a seus Senhores naturais e aos espanhóis a que servem; mui humildes, mui pacientes, mui pacíficas e amantes da paz, sem contendas, sem perturbações, sem querelas, sem questões, sem ira, sem ódio e de forma alguma desejosos de vingança."
(LAS CASAS. Frei Bartolomé de. O Paraíso Destruído. A sangrenta história da conquista da América Espanhola. Porto Alegre: L&PM Editores S/A, 1996. p. 24.)
Frei Bartolomé de Las Casas foi um importante observador e defensor das populações indígenas das terras
recém-descobertas. Sobre esse período, séculos XVI e XVII, e sobre o texto é correto afirmar que na América espanhola,
(A) empregou-se o sistema de capitanias hereditárias, que consistia em grandes extensões de terras entregues a particulares que se encarregariam de promover seu povoamento e de catequizar os povos indígenas que, segundo Las Casas, facilmente se converteriam.
(B) adotou-se o sistema de sesmarias, lotes de terras que deveriam ser desenvolvidos economicamente pelos colonos espanhóis, e nessas terras trabalhariam os povos indígenas que, na visão de Las Casas, eram pecadores contumazes.
(C) utilizou-se o sistema de governadores-gerais, escolhidos e nomeados diretamente pelo rei, e que deveria
se incumbir da defesa militar contra os indígenas que, segundo Las Casas, eram responsáveis por atitudes
violentas.
(D) aplicou-se o sistema de mita, em que um grupo de ameríndios era entregue aos colonos espanhóis para
construir moradias e igrejas, esses indígenas, apesar de serem violentos, aos olhos de Las Casas, davam
bons trabalhadores.
(E) usou-se o sistema da encomienda, em que o encomendero tornava-se beneficiário do trabalho forçado dos indígenas, em troca de, em princípio, prestar assistência religiosa e material a esses nativos que, segundo
Las Casas, eram desprovidos de todo pecado.

3. De acordo com o historiador Boris Fausto,
"A grande marca deixada pelos paulistas na vida colonial do século XVII foram as bandeiras."
(FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial e Edusp, 2001. p. 51.)
A afirmação pode ser considerada correta, pois
(A) foi nesse período que expedições reunindo brancos, índios e mamelucos, chefiados pelos paulistas, lançaram-se pelo sertão em busca de índios a serem escravizados e de metais preciosos que colocariam o Brasil na era do ouro.
(B) os paulistas, através das bandeiras, marcaram seu poder político de São Paulo a Minas Gerais, se fixando na capitania do Rio de Janeiro e transformando-a em sede colonial.
(C) esse século representou a presença dos paulistas em postos públicos de poder, presença essa alternada
por vezes pelos mineiros, os donos de minas de ouro, tudo a mando da metrópole.
(D) a descoberta, no século XVII, de minas de ouro na atual região das Minas Gerais, pelos paulistas, lhes garantiu prestígio e o direito de investir suas riquezas nas futuras fazendas de café.
(E) as bandeiras e o apresamento de indígenas para a escravidão significaram uma diminuição do uso da mão-de-obra negra e o início do caminho para a abolição definitiva do tráfico de escravos africanos.


Considere a charge a seguir para responder à questão de número 4.

A FÓRMULA DEMOCRÁTICA
OS DETENTORES – TENHAM PACIÊNCIA,
MAS AQUI NÃO SOBE MAIS NINGUÉM!
(http://novahistorianet.blogspot.com/2009/01/republica-velha.
html. Acesso em 05.03.2010.)
4. A charge do caricaturista e ilustrador gaucho Storni, publicada na revista Careta, em 1925, é uma crítica
referente
(A) à Constituição Brasileira de 1891, que dava autonomia aos Estados e a seus governadores.
(B) à política do café com leite, em que São Paulo e Minas Gerais formaram dois grupos fortes, e os candidatos à presidência eram indicados ora pelo PRP (Partido Republicano Paulista) e ora pelo PRM (Partido Republicano Mineiro).
(C) às oligarquias rurais representadas por Paraíba e Bahia, em que os coronéis mantinham o poder para in-
fluenciar o poder central.
(D) ao clientelismo, a relação entre coronéis e trabalhadores rurais que garantia aos coronéis o resultado favorável das eleições nos estados.
(E) à política dos governadores, uma dinâmica de conchavos políticos entre o governo federal, de um lado, e os grupos oligárquicos dos estados, de outro.


5. Considere o texto a seguir:
"No dia 26 de abril, pela manhã, os pilotos concreti-
zaram a missão de massacrar Guernica e Durango
com bombas incendiárias. A estratégia perdurou
durante todo o mês de maio. Em 19 de junho de
1937, Bilbao cai. Os bascos insatisfeitos tiveram
que partir para o norte dos Pirineus ou para o exílio."
(RICHARD, Lionel. Guernica, agonia de uma guerra. Le monde
Diplomatique. Abril de 2007.) (http://diplo.org.br/2007-04,a1541.
Acesso em 08.03.2010.)
Os ataques descritos fazem parte do contexto
(A) da Primeira Guerra Mundial, uma resposta do
governo inglês aos ataques sofridos anterior-
mente pela Luftwaffe.
(B) da Guerra Civil Espanhola, em que aviões na-
zistas bombardearam cidades espanholas numa
clara demonstração de força da aviação nazista.
(C) da Segunda Guerra Mundial, uma resposta de
Hitler à recusa de Franco de entrar na guerra ao
lado do Eixo.
(D) da Revolução Mexicana, em que aviões do go-
verno de Porfirio Díaz aniquilaram as cidades
zapatistas.
(E) da Revolução Russa, uma reação do Exército
Vermelho à tentativa do regime czarista de retor-
nar ao poder.


6. Considere o texto a seguir:
"[...]
Meu Brasil!...
Que sonha com a volta
do irmão do Henfil.
Com tanta gente que partiu
num rabo de foguete.
Chora! A nossa pátria, mãe gentil
choram Marias e Clarices no solo do Brasil.
Mas sei, que uma dor assim pungente
não há de ser inutilmente a esperança... [...]"
( http://letras.terra.com.br/elis-regina/45679/. Acesso em
06.03.2010)
A música O bêbado e a equilibrista, escrita por João
Bosco e Aldir Blanc, se tornou o símbolo
(A) do desejo de democracia proposto pelas “Diretas
Já”.
(B) do ufanismo da direita brasileira durante a dita-
dura militar.
(C) da luta pelo pluripartidarismo.
(D) da campanha pela anistia dos exilados e presos
políticos.
(E) das greves operárias ocorridas em São Bernardo
do Campo.

GABARITO
1c; 2e; 3a; 4b; 5b e 6d.

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