1. "Os educadores dos jovens espartanos escolhiam de
tempos a tempos aqueles que lhes pareciam mais
avisados e ousados; davam-lhes punhais e os víveres
necessários e mandavam-nos bater o campo, cada
um de seu lado. Esses jovens, assim dispersos,
escondiam-se durante o dia (...) para repousar, e de
noite desciam aos caminhos e matavam os hilotas que
encontravam."
(PLUTARCO, citado em Gustavo de Freitas: 900 Textos e documentos de
História)
Entre as camadas sociais que compunham a
sociedade espartana, os hilotas representavam uma
grande parcela. Assinale a alternativa que caracteriza
essa camada social.
a) Classe dominante de Esparta que contribuía com o
trabalho no comércio e com os integrantes do
exército.
b) Classe dominante de Esparta que contribuía
somente com a participação militar e política da
sociedade.
c) Homens livres que participavam do exército, não
tinham qualquer forma de participação na vida
política de Esparta. Eram comerciantes e artesãos.
d) Camada social considerada inferior, submetida à
opressão da camada dominante de Esparta. Eram
agricultores e obrigados a entregar parte do que
produziam aos espartanos. Não tinham participação
política na sociedade.
e) Os hilotas, juntamente com os periecos, eram
trabalhadores livres de Esparta e exerciam funções
administrativas para o Estado, como coletar
impostos.
2. A ocupação da América começou efetivamente com a
chegada dos espanhóis (Colombo), em 1942. Ao
chegar ao “Novo mundo” os europeus encontraram
a) somente civilizações extremamente primitivas que
viviam da caça e da pesca, como os tupis, na
região Sul da América, e os iroqueses, habitantes
do Norte.
b) apenas povos que permaneciam isolados entre si,
em estágios anteriores à civilização, ou seja, o
Neolítico e o Paleolítico, como os Astecas na
América Central.
c) uma imensa diversidade de povos e culturas:
civilizações extremamente organizadas e
avançadas em seu processo político-econômico e
social, e povos que permaneciam no que os
historiadores conceituam como períodos Neolítico e
Paleolítico.
d) civilizações sofisticadas, como os Incas, Maias e
Astecas, que, por meio de uma imensa
confederação, conseguiram defender-se dos
europeus, até a chegada de Fernão Cortez, no
México, em 1520, com seu poderoso exército lusoespanhol.
e) povos antropófagos, primitivos e selvagens,
desorganizados militarmente e dominados pelos
Maias, que viviam no período Paleolítico, o que
facilitou o domínio dos ingleses na região.
3. Em fins do século XVIII, ocorreram no Brasil
movimentos de emancipação política que colocaram
em xeque o domínio da Metrópole sobre a Colônia.
Observe as proposições abaixo:
I. Tanto a Inconfidência Mineira como a Conjuração
Baiana eram lideradas pelos maçons e tinham como
propostas instaurar uma república comandada pelos
cafeicultores e abolir a escravidão.
II. A Inconfidência Mineira teve como motivos a
derrama, a proibição de manufaturas na colônia e o
monopólio do comércio exercido pela Coroa.
III. A Conjuração Baiana teve como propostas o fim da
escravidão, a abolição dos privilégios da elite, a
igualdade de raça e voz.
IV. A Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana
foram lideradas pelos comerciantes e tiveram apoio
dos escravos e da influente classe média composta
principalmente por artesãos.
É verdadeiro o que se afirma apenas em:
a) II.
b) II e III.
c) I, II e IV.
d) II, III e IV.
e) I e II.
4. As Guerras Napoleônicas sacudiram a Europa no início
do século XIX. Após o decreto napoleônico instituindo o
Bloqueio Continental, Portugal sofreu pressões da
França e da Inglaterra. Napoleão exigia que D. João
fechasse seus portos aos ingleses. A Inglaterra
pressionou os portugueses a assinar uma convenção
secreta, que estabelecia, entre outras coisas,
a) a transferência da Corte portuguesa para o Brasil; a
entrega da esquadra portuguesa à Inglaterra; a
assinatura de novos tratados comerciais com a
Inglaterra, logo após a chegada da Família Real ao
Brasil.
b) a divisão da Espanha entre Portugal e Inglaterra.
c) a transferência da Corte portuguesa para o Brasil; o
afundamento da esquadra portuguesa para que não
caísse na mão dos espanhóis aliados dos franceses;
a concessão de um porto livre, de preferência ao sul
de Portugal.
d) a ajuda militar dos ingleses aos portugueses;
aqueles, representados pelo Lord Strangford,
preferiam que Portugal se defendesse das tropas do
Marechal Junot, para que a Inglaterra pudesse
continuar seu comércio com os portos portugueses.
e) a união dos exércitos inglês e português; a
transferência da Corte portuguesa para o Brasil; e a
assinatura do Tratado de Fontainebleau.
5. Em 31/03/1964, um golpe militar interrompeu o
governo institucional de João Goulart. A partir dessa
data um regime político ditatorial instalou-se no Brasil.
Em 13 de dezembro de 1968, foi anunciado à nação o
Ato Institucional Número 5 (AI-5), que determinava:
a) o fim da censura à imprensa, a criação da Arena e
do MDB, a legalização do desquite e do mandado
de segurança.
b) a censura prévia de todos os veículos de
comunicação, a submissão do poder Judiciário ao
Executivo e a supressão de garantias básicas do
Estado de Direito, como o habeas corpus para
crimes políticos.
c) o fechamento da sede da UNE, a ilegalidade do
PCB; o fim de todos os partidos políticos e a criação
de MDB, Arena e PTB.
d) o fim da censura; a chamada distensão política que
sob o comando do General Geisel levou o Brasil
para a abertura política.
e) a possibilidade de eleições livres em 1970, desde
que a inflação fosse controlada e a ameaça
comunista contida, o que de fato ocorreu com a
eleição do General Emílio Garrastazu Médici.
6. Em 1945, os EUA e a URSS eram aliados que tinham
acabado de derrotar as forças nazi-fascistas. Dois
anos depois, em 12 de março de 1947, o presidente
americano Harry Truman fez um violento discurso no
Congresso norte-americano, defendendo uma posição
política que deu início à chamada guerra fria,
propondo
a) a conclamação do povo norte-americano e de todo
o Ocidente a lutar contra o totalitarismo soviético
(Doutrina Truman).
b) o apoio à URSS, contra a invasão do Afeganistão
pela China em 1946.
c) o apoio à França contra o estabelecimento do
comunismo no Vietnã logo após a derrota das
forças de ocupação japonesas.
d) a crítica à invasão da Coréia do Sul pelos coreanos
do Norte apoiados pela URSS e pela China.
e) a crítica à URSS pela não desmobilização dos
comunistas gregos e a instauração de um governo
pró-soviético naquele país, controlando a
estratégica passagem do estreito de Dardanelos
para o Mar Negro.
GABARITO
1d; 2c; 3b; 4a; 5b e 6a
Nenhum comentário:
Postar um comentário