1. No processo de conquista, os espanhóis dominaram e exploraram os povos do Império asteca que formavam uma civilização que
(A) desenvolveu engenhosos sistemas de irrigação para a agricultura, o que possibilitou uma grande concentração humana e uma grande hierarquização social.
(B) praticava o ritual antropofágico cotidianamente fundamentados na crença de que a carne do inimigo despertaria o espírito guerreiro dos artesãos e dos camponeses.
(C) talhou pequenas construções de pedra de forma irregular, pois desconheciam técnicas de lapidação e tinham poucas noções de matemática e de geometria.
(D) possuía uma estrutura social igualitária, já que cada indivíduo tinha um papel importante na sociedade, não existindo privilégios de qualquer natureza.
(E) adotou uma espécie de república constitucional como forma de governo, que garantia o equilíbrio e a harmonia entre os poderes executivo, legislativo e judiciário.
2. Considere a foto.
Participantes do Congresso da Primeira Internacional Operária, reunidos em 1865.
(VICENTINO, Claudio e DORIGO, Gianpaolo. História para o Ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2002. p. 346)
No contexto histórico europeu do século XIX, os participantes desse Congresso defendiam
(A) o fim do intervencionismo governamental na economia e na sociedade e a restauração da liberdade de
produção e comércio.
(B) a aprovação de leis que garantissem a inviolabilidade da propriedade privada, considerada um direito sagrado dos homens.
(C) a idéia de que os sindicatos deveriam se transformar em associações mediadoras nos conflitos entre o capital e o trabalho.
(D) a criação de um movimento de trabalhadores que priorizasse a luta pela justiça social através da solidariedade cristã.
(E) a organização do movimento de trabalhadores visando à definição de ações contra as condições vigentes
no sistema capitalista.
3. Analise atentamente as informações do esquema a seguir.
(CAMPOS, Flavio. Oficina de História: História do Brasil. São Paulo: Moderna, 1999, p. 193)
É possível perceber no esquema características da estrutura política brasileira de um período no qual
(A) os analfabetos passaram a ter o direito formal de participar das eleições, seja por meio do voto ou como
candidatos a cargos políticos no legislativo.
(B) os deputados eleitos de oposição, ou que não merecessem a confiança do governo, poderiam ser impedidos de assumir o seu mandato parlamentar.
(C) o governo federal fechou o Congresso Nacional, retirando os poderes do legislativo e do judiciário, fortalecendo demasiadamente os poderes do executivo.
(D) o sistema parlamentarista vigorou por longo tempo, momento em que o poder político deslocou-se do executivo federal para o legislativo estadual e municipal.
(E) o Departamento de Imprensa e Propaganda controlou todas as atividades políticas, impedindo que os partidos de oposição apresentassem seus candidatos.
4. Após a década de 1990, foi possível ver de maneira mais clara as mudanças nas formas de organização
do trabalho, principalmente nos países industriais. Identifique a alternativa que apresenta uma dessas
mudanças.
(A) As classes operárias tornaram-se vítimas das novas tecnologias, sobretudo os homens e mulheres não-qualificados das linhas de produção em massa, que poderiam ser mais facilmente substituídos por maquinário automatizado.
(B) O movimento sindical ganhou força após a inclusão de grandes massas operárias, que obtiveram lugar
garantido no mercado de trabalho principalmente nas empresas de alta tecnologia, tanto nacionais como
estrangeiras.
(C) Os trabalhadores industriais passaram a ter um papel de destaque no processo produtivo, pois os novos
equipamentos fabris, para serem acionados e controlados, dependiam de grande quantidade de força humana bruta.
(D)As indústrias modernas, ao intensificarem a produção de manufaturas, atraíram um grande contingente de
população rural, com baixa qualificação e com salários reduzidos, para os grandes centros urbanos dos
países centrais.
(E) A organização fabril, baseada nos moldes do fordismo, necessitava de operários com pouca instrução escolar para trabalhar no controle da produção como forma de garantir a disciplina e a redução do grau de
contestação sindical.
5. Considere o Cartum elaborado por Latuff, em 2009.
Ao relacionar a visão do cartunista ao Governo Geisel, pode-se depreender que o personagem do
cartum vivia um contexto no qual
(A) os militares democráticos aprovaram leis criando um novo sindicalismo desatrelado das mãos do Estado e com autonomia em relação às decisões patronais.
(B) os presidentes militares divulgaram amplamente o retorno ao Estado de direito, concedendo liberdade de
imprensa e anistia aos presos políticos.
(C) os militares da “linha-dura”, embora tivessem eliminado os focos de guerrilha, continuavam a enxergar subversivos por toda parte, praticando torturas e repressão.
(D) o presidente da República veio a público reconhecer os excessos cometidos pelos militares da “linha-dura” contra as instituições democráticas do país.
(E) as forças armadas anunciaram o retorno do Estado democrático, com a posse de Tancredo Neves, e do
afastamento dos militares da vida política brasileira.
6. A partir da década de 1930, o processo de
industrialização brasileira teve um grande impulso
principalmente com as ações governamentais no
domínio econômico. Nesse contexto, ao comparar
as ações dos presidentes Getúlio Vargas e Juscelino
Kubitschek, pode-se afirmar que
I. Vargas adotou uma política econômica priorizando a entrada de capitais estrangeiros, enquanto
Kubitschek estabeleceu medidas baseadas no
nacionalismo.
II. Vargas deu ênfase ao desenvolvimento da indústria de base, concentrada nas estatais, enquanto
Kubitschek adotou medidas que acabaram fortalecendo a indústria de bens de consumo durá-
veis.
III.Kubitschek e Vargas implementaram políticas
econômicas semelhantes quando facilitaram a
entrada de multinacionais para a exploração das
indústrias de base e das de bens de consumo duráveis.
IV.Kubitschek manteve estatizadas as indústrias de
base, como a Petrobrás e a Companhia Siderúrgica Nacional, que tinham sido criadas por Vargas.
É correto apenas o que se apresenta em
(A) I e II.
(B) I e IV.
(C) II e III.
(D) II e IV.
(E) III e IV.
GABARITO
1a; 2e; 3b; 4a; 5c e 6d
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