sábado, 17 de setembro de 2011

PHISOLOFANDO

 11 - Segundo Jean-Pierre Vernant, a razão grega, em sua origem, apresenta-se em um sentido diferente da razão da ciência contemporânea. De acordo com tal observação, essa diferença se dá devido ao fato de que
a) a razão grega em seu caráter cosmológico era ainda essencialmente mítica, e a razão da ciência contemporânea, depois do racionalismo do século XVI e do positivismo no século XIX, perdeu o laço com qualquer ideia mitológica.
b) a razão grega no século V a.c. ainda se encontrava mesclada com muitas ideias orientais que não eram tão do âmbito da razão, principalmente com as astrologias babilônicas e egípcias, fato hoje inexistente na razão científica contemporânea.
c) a ciência contemporânea privilegiou o uso de uma razão interativa com outras possibilidades e formas de conhecimento humano, enquanto a razão grega em sua origem era caracterizada como proto-razão.
d) conhecer e dominar a natureza caracteriza-se como o objetivo da razão no atual contexto, utilizada pela ciência, direcionada para a exploração do meio físico, diferentemente da razão dos gregos em seu início, que foi política em sua essência. Foi no plano político que ela se formou, se constituiu e se exprimiu.

12 - A Escola Jônica de Mileto construiu uma razão, impulsionando o pensamento grego. Tales, Anaximandro, Anaxímenes, entre outros, contribuíram para o nascimento da filosofia. Sobre Anaximandro, é correto afirmar que
a) sua obra forneceu os registros necessários para se compreender a amplitude da revolução intelectual realizada pela Escola de Mileto.
b) procurou conhecer a realidade do Cosmos e, apesar de intuir o apeíron, concordou com Tales, seu mestre, que a água é o fundamento de todas as coisas.
c) refutou o conhecimento geométrico e astronômico dos mesopotâmicos, utilizando para a formulação de suas ideias, a especulação racional.
d) ajudou a reformular o espaço da polis, ao redefinir o sentido político da mesma, a partir do culto às divindades urbanas e não às agrárias.

13 - Os Sofistas foram acusados por Platão e por Aristóteles de serem comerciantes do saber, mas hoje se reconhece suas contribuições em diversas áreas do conhecimento, como, por exemplo, para a retórica. É correto afirmar que os Sofistas
a) eram em grande parte estrangeiros e desenvolveram a educação em ambiente artificial, tendo em vista o êxito do educando na política.
b) advindos em grande parte das colônias chegam a Atenas, ajudando Sócrates a reformar o regime democrático da polis.
c) fundamentaram o conhecimento pela razão, aprimorando pelo discurso, o pensamento pitagórico.
d) após enriquecerem passaram a ministrar aulas gratuitas, modificando todo o sistema de ensino da Grécia Antiga.

14 - São considerados Sofistas:
a) Parmênides, Górgias, Crátes e Cícero.
b) Xenofonte, Péricles, Heródoto e Crátes.
c) Antifonte, Górgias, Protágoras e Pródico.
d) Empédocles, Protágoras, Antifonte e Pitágoras.

15 - Platão escreveu sobre a forma de diálogos. Entre suas obras, destacam-se República, O Banquete, Fédon e Parmênides. É correto afirmar que ele
a) validou o conhecimento do mundo material em detrimento de um mundo ideal ou intelectivo.
b) procurou desenvolver uma educação que resgatava os conhecimentos dos antigos principalmente as poesias de Homero e Hesíodo.
c) fundou uma cidade na Magna Grécia (Sul da Itália atual), onde procurou vivenciar a vida da polis de acordo como os preceitos de seu livro República.
d) ensinava a dialética, método pelo qual procurava desenvolver o conhecimento da verdade.

16 - Aristóteles procurou, tal qual seu mestre Platão, pensar a vida na cidade, refletindo sobre o papel do político e do filósofo. Sobre tal reflexão, é correto afirmar que
a) assim como Platão, Aristóteles concordava com o papel do filósofo como governante da cidade.
b) para Aristóteles, a vida política se confundia com a vida filosófica, sendo que essa preparava para a segunda.
c) para Platão, o filósofo deve ser o homem político, daí sua escola apresentar uma finalidade política. Aristóteles, ao contrário, diferenciava a atividade do político e do filósofo, tendo o Liceu uma atividade puramente filosófica.
d) diferentemente de Platão, Aristóteles afirmava a necessidade do filósofo ser o homem político, pois ele seria o único capaz de compreender a realidade social da polis, levando-a assim, à felicidade moral.

17 - Em relação às Escolas Helenísticas e Imperiais, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1 - Cinismo.
2 - Epicurismo.
3 - Estoicismo.
4 - Ceticismo.
( ) Fundada por Zenão de Citium, ensinava em Atenas na Stoa Poikilê. Entre seus representantes na Roma Imperial, destacaram-se Sêneca, Epíteto e Marco Aurélio.
( ) Desenvolveu uma argumentação para mostrar que é necessário suspender o juízo, recusar sua adesão a todo dogma e alcançar, assim, a tranquilidade da alma. Em Roma, Sexto Empírico foi considerado um dos seus representantes e escreveu Esboços Pirrônicos.
( ) Devedora da cosmologia desenvolvida por Demócrito de Abdera, construiu uma física materialista e explicou que o Universo é formado por átomos e pelo vazio. Em Atenas, tinha sua Escola no local chamado Jardim. Lucrécio foi seu grande representante em Roma.
( ) Seus membros menosprezaram as regras sociais, não se preocupando com normas de condutas. Destacaram-se como alguns de seus maiores representantes, Diógenes de Sínope e Hipárquia.
A sequência correta é
a) 1, 2, 3, 4. c) 3, 4, 2, 1.
b) 3, 1, 4, 2. d) 3, 2, 1, 4.

18 - Sobre o Neoplatonismo, é INCORRETO afirmar que
a) Amônio Sacas ensinava em Alexandria e foi mestre de Plotino, que ensinou em Roma e teve Porfírio como discípulo.
b) a Escola Neoplatônica fundia os pensamentos platônicos, pitagóricos e aristotélicos, dentre outros.
c) as Enéadas são o conjunto dos escritos de Plotino, compilados, organizados e editados por Porfírio.
d) Jâmblico negava a validade da Teurgia e os Neoplatônicos Tardios procuraram purificar a filosofia da influencia dos Escritos Órficos e dos Oráculos Caldaicos.

19 - O Cristianismo surgiu como revelação. No encontro da fé cristã com a razão grega, alguns autores se destacaram por conceberem o Cristianismo nascente como continuidade da filosofia e, desse modo, trabalharam na elaboração do encontro das duas perspectivas. Na Patrística, Agostinho de Hipona foi considerado um dos responsáveis por construir um pensamento que transmitia, ao mundo cristão latino, ideias greco-romanas. Entre os autores que trabalharam o encontro da nova fé com a antiga razão em língua grega, encontram-se
a) Fílon de Alexandria e Boécio.
b) Clemente de Alexandria e Orígenes.
c) Plutarco e Ambrósio de Milão.
d) Celso e Irineu de Lion.

20 - De acordo com Alfredo Storck, "descrever a filosofia medieval é descrever um fenômeno complexo", pois três pontos devem ser considerados. Marque a alternativa que apresenta esses três pontos.
a) A filosofia medieval não foi exclusivamente uma filosofia cristã ocidental. Suas formas de expressão são formas particulares à sua época. Discute-se entre os especialistas se tudo o que foi feito nessa época foi teologia ou se houve filosofia.
b) A diversidade de ordens religiosas provocou uma igual diversidade de pensamento. Diante das dificuldades existentes no mundo medievo, o pouco conhecimento restringiu-se aos mosteiros. Pouco restou dos documentos da época para se pensar uma filosofia medieval.
c) A complexidade da intolerância religiosa da época proibiu o desenvolvimento do pensamento filosófico. A querela sobre o poder temporal e o poder espiritual, ou seja, entre o imperador do Sacro-Império Romano Germânico e o Papa, influiu fortemente na formação do pensamento filosófico. A pouca tradução existente para o latim das obras gregas, pois em sua grande maioria, foram traduzidas somente na Renascença.
d) As universidades medievais se especializaram e foram poucas as que trabalharam com a filosofia. A submissão da filosofia à teologia, inclusive no mundo árabe-muçulmano. Com as invasões bárbaras pouco sobrou da filosofia grega para se pensar uma continuidade.

21 - Com relação à filosofia na Idade Média, analise as assertivas abaixo.
I. Avicena e Averrois foram pensadores do mundo muçulmano. Influenciaram o ocidente cristão em seus trabalhos, principalmente sobre a filosofia aristotélica. Marcaram também o estilo filosófico ocidental, com a paráfrase e o comentário.
II. Pedro Abelardo ficou famoso por seus escritos sobre lógica e ética. Foi um dos principais teóricos a questio. Fez uso da lógica e da dialética aristotélica para explicar as Sagradas Escrituras e esclarecer questões de fé. Debateu com Bernardo de Claraval, de quem foi adversário sobre questões teológicas.
III. Mestre Eckhart foi frade dominicano e principal representante da denominada Mística Renana. Teve como principais discípulos João Tauler e Henrique Suso. Foi Influenciado pelo pensamento de Dionísio, o Pseudo-Areopagita. Seus pensamentos foram condenados pela Igreja Romana no século XIV.
Estão corretas
a) I e II apenas. c) II e III apenas.
b) I, II e III. d) I e III apenas.

22 - Pensador alemão de formação italiana, foi um dos grandes autores da Renascença. Fortemente influenciado pelo Neoplatonismo, bem como pela Mística Renana, tem entre suas principais obras, A Douta Ignorância, que trabalha o não saber do ser humano em relação ao infinito. Cardeal da Igreja Romana, fez um uso original de métodos matemáticos de um modo analógico-alusivo. Esse pensador é
a) Pico della Mirandola. c) Hugo Grotius.
b) Marcílio Ficino. d) Nicolau de Cusa.

23 - Conhecido por sua obra O Príncipe, escrita em honra a Lourenço de Médici, Maquiavel procurou neste livro, trabalhar a criação e a sustentabilidade de um governo monárquico. Pensou também sobre a ideia de se ater à verdade efetiva das coisas e abordou os conceitos de virtù, ou virtude, e de fortuna, ou sorte, construindo um sólido pensamento político. Entre outros livros do pensador florentino, destaca-se Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio, no qual realiza um estudo sobre a forma republicana de governo. Sobre Maquiavel e o seu ideal político, é correto afirmar que
a) procurou estudar a reestruturação do ideal grego de democracia no contexto das cidades estados italianas de sua época.
b) pensou os possíveis caminhos para se instalar um governo tirânico em Florença, fortalecendo, assim, a cidade contra as ameaças externas e internas.
c) desenvolveu as bases para a unificação dos estados da península italiana sobre o governo do Papa e da Igreja Romana, frente à França e ao Sacro Império Romano Germânico.
d) teve a República Romana como ideal político, e não os principados italianos. Nesse contexto, trabalha a liberdade e os bons costumes, possivelmente desenvolvendo aqui, um novo sentido para o conceito de virtù.

24 - Michel de Montaigne (1533 - 1592) faz, como muitos de sua época, em seus escritos e pensamentos, uma releitura das ideias da Antiguidade. Sua obra é, nesse sentido, a releitura de uma Escola, ou linha de pensamento, do período Helenístico e Imperial. Essa Escola ou linha de pensamento é o
a) Cinismo. c) Ecletismo.
b) Ceticismo. d) Estoicismo.

25 - O pensamento racionalista de Descartes suscitou segundo François Chatelet, dois movimentos filosóficos que marcaram o pensamento moderno. Sobre esses dois movimentos analise as afirmações a seguir.
I. Um movimento de cunho religioso que procurou retomar os princípios do pensamento católico romano sobre uma ótica racionalista para refutar o pensamento da Reforma Protestante.
II. Uma filosofia política que floresceu sobre a tutela da Rainha Cristina da Suécia e que sobreviveu ao fim do seu reinado, depois de sua conversão ao catolicismo e a morte de Descartes.
III. Um empirismo que levou muito a sério as formulações do Discurso do Método, e submeteu o cartesianismo a uma crítica a partir de suas próprias bases.
IV. Um movimento descrito como uma espécie de cartesianismo de escola, que produziu pensadores de grande amplitude, que realizaram descobertas, mas não se inscreveram em um empirismo.
Estão corretas apenas as afirmações
a) III e IV. c) I e IV.
b) II e III. d) I e II.

26 - Assim como Thomas Hobbes, John Locke se indaga sobre o homem em estado de natureza, mas diverge de Hobbes no entendimento do que seja este estado. Sobre essa diferença, é correto afirmar que
a) Locke diverge de Hobbes ao afirmar que o estado de natureza foi criado por Deus e não por um processo natural, como afirma o materialismo científico de Hobbes.
b) ambos divergiram quanto ao método de se conhecer o estado de natureza, uma vez que Locke o intuiu e Hobbes o deduziu, mas não sobre o significado.
c) Hobbes procurou construir uma visão antropológica de felicidade onde o homem era completo na natureza, ao contrário do pessimismo de Locke.
d) para Locke, o estado de natureza é o estado dos direitos naturais, onde o ser humano adquire direitos no momento em que existe, ao contrário de Hobbes, cujo estado de direito é uma artificialidade elaborada contra a violência do estado de natureza, onde impera somente o desejo de cada um.

27 - Associe os pensadores modernos da primeira coluna com as descrições contidas na segunda coluna.
1 - Spinoza.
2 - Malebranche.
3 - Hume.
4 - Leibniz.
( ) Pensador religioso francês. Afirmou que tudo está em Deus, realizando uma união entre o Racionalismo Cartesiano e o Neoplatonismo Agostiniano.
( ) Empirista escocês, famoso pelo seu ceticismo. Escreveu Investigação sobre o entendimento humano. Queria fazer da ciência um simples meio de viver melhor a vida cotidiana.
( ) Pensador judeu, elaborou uma filosofia panteísta. Teve como método a análise geométrica. Seu pensamento metafísico reveste-se de uma ética.
( ) Filósofo alemão. Desenvolveu, ao mesmo tempo de Newton, o cálculo infinitesimal. Elaborou uma metafísica onde afirmava que a realidade é constituída pelas mônadas ou centros de forças, que são substâncias simples.
A sequência correta é
a) 2,3,1,4. c) 4,2,1,3.
b) 1,4,3,2. d) 3,1,2,4.

28 - Marque a alternativa cuja obra NÂO pertence a Jean-Jacques Rousseau.
a) Emílio.
b) Espírito das leis.
c) Discurso sobre a origem da desigualdade.
d) Discurso sobre as ciências e sobre as artes.

29 - De acordo com Hannah Arendt, sobre a filosofia da Existenz, é INCORRETO afirmar que
a) não há filósofos da Existenz sobre os quais a influência de Kierkegaard não se faça sentir. É com esse pensador que a filosofia da Existenz tem seu começo.
b) surgiu em conjunto com o existencialismo, um movimento literário francês, tendo ambos, pelo menos um século de história.
c) depois da destruição iniciada por Kant do antigo conceito de ser, nenhuma ontologia no sentido tradicional pode ser restabelecida.
d) a palavra Existenz em seu sentido moderno aparece pela primeira vez no Schelling tardio, ao este se rebelar contra a filosofia negativa, contra a filosofia do puro pensamento.

30 - No livro O que é bioética, de Débora Diniz e Dirce Guilhem, são citadas quatro possibilidades de se apresentar a bioética. Dentre elas, têm-se as abordagens
a) filosófica e temática.
b) temática e filológica.
c) humanista e tecnicista.
d) antropológica e historicista.

31 - Em 1979, o filósofo Tom Beuchamp e o teólogo James Childress publicaram o livro Princípios da ética biomédica, sugerindo a reformulação dos três princípios éticos considerados universais, eleitos pelo Relatório Belmont, documento elaborado pela Comissão nacional para a proteção de sujeitos humanos na pesquisa biomédica e comportamental dos Estados Unidos, na década de 1970. Surge, assim, a denominada Teoria Principialista e seus quatros princípios éticos como base de uma teoria bioética consistente. Sobre alguns dos quatros princípios, são feitas as afirmações a seguir.
I. O princípio da autonomia foi posteriormente revisto pelos autores, passando a ser denominado em 1994 na quarta edição do livro, como princípio de respeito à autonomia.
II. O princípio da não-maleficência está associado à máxima primum non nocere - acima de tudo, não cause danos.
III. O princípio da igualdade diz respeito aos direitos humanos onde todos são merecedores do mesmo tratamento, independente de qualquer diferencial.
Estão corretas as assertivas
a) I, II e III. c) I e II apenas.
b) I e III apenas. d) II e III apenas.

32 - Leia o texto a seguir.
"Eis por que Aristóteles não sonha em fundar uma moral individual sem relação com a cidade, mas, na _____, ele se dirige aos homens políticos e aos legisladores, para formar seu juízo, descrevendo-lhes os diferentes aspectos da virtude e da felicidade do homem, a fim de que possam legislar de modo a dar aos cidadãos a possibilidade de praticar a vida virtuosa ou, para certos privilegiados, a vida filosófica."
Pierre Hadot. O que é a Filosofia Antiga? p. 137
No texto acima, foi suprimido o nome de uma grande obra de Aristóteles, considerada base para os estudos da ética. Pierre Hadot faz referência a Aristóteles, por ele ter se destacado na antiguidade, por suas contribuições as diversas áreas da filosofia. No campo da ética e da política, por exemplo, têm-se Ética a Eudemo e Política, como algumas da obras referências na filosofia grega clássica. O livro omitido acima, intitula-se
a) Metafísica.
b) Grande Moral.
c) Ética a Nicômaco.
d) Ética demonstrada à maneira dos geômetras.

33 - Leia o seguinte trecho.
"Se compararmos as definições que os antigos e os modernos dão à noção de ética, percebemos que são tão radicalmente diferentes que se cria em torno delas um verdadeiro campo de contradições. [...] entre as duas concepções existe muito mais que simples diferenças: há uma verdadeira ruptura, uma contradição."
Adauto Novaes. Cenário in____ (Org.). Ética p. 9.
No texto, do qual o trecho acima foi retirado, Adauto Novaes escreve sobre as distintas concepções que o conceito de ética pode apresentar. Em relação às diferenças apontadas pelo autor, entre as noções de ética dos antigos e dos modernos, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1 - Antigos.
2 - Modernos.
( ) Ideia de ética ligada a noções de dever,
obrigação e obediência.
( ) A noção de virtude está ligada ao hábito de
obedecer a uma lei nitidamente definida e de
uma origem suprassensível.
( ) Subordinaram a ética às ideias de felicidade
da vida presente e de um soberano bem.
( ) A felicidade é pensada em termos de eficácia
técnica, de consumo.
( ) A virtude está ligada à posse de uma
qualidade natural.
( ) Concepção ligada a uma dialética da
aparência.
A sequência correta é
a) 1, 1, 1, 2, 2, 2. c) 1, 2, 2, 2, 1, 1.
b) 2, 1, 2, 1, 1, 1. d) 2, 2, 1, 2, 1, 2.

34 - Para Peter Singer, pensador australiano contemporâneo e professor da Universidade de Princenton nos Estados Unidos, a ética pode ser vista como
a) uma série de proibições ligadas ao sexo ou uma defesa de um código específico de moralidade.
b) algo possível somente no contexto da religião ou algo totalmente subjetivo ou relativo.
c) uma tentativa de se defender padrões éticos que justificam o modo de viver. Tal justificativa não se dá em um âmbito pessoal, mas numa perspectiva universal.
d) um sistema ideal de grande nobreza na teoria, mas impraticável, ou um sistema de normas simples.

35 - Analise os dizeres abaixo.
"Quem quer ser um líder mundial tem de saber cuidar da Terra inteira e não apenas da indústria norte-americana."
Romano Prodi ex primeiro ministro da Itália e ex-presidente da Comissão da União Européia, em resposta a uma declaração do ex-presidente dos EUA, George W. Bush).
"O valor da vida de um ser humano inocente não varia segundo a nacionalidade". Peter Singer
Os dois dizeres acima, representam ideias relativas às mudanças que ocorrem no campo da ética, no mundo contemporâneo, diante das questões sucitadas pela globalização. Sobre essas mudanças, é correto afirmar que
a) o mundo apresenta um momento único, onde os valores individuais precisam ser reformulados, para que continuem existindo, ou seja, se mantiver o rumo das mudanças atuais em um contexto de universalização de valores, os valores individuais deixarão de existir.
b) frente à questão da globalização, os líderes das nações devem incorporar uma perspectiva mais ampla que o puro e simples interesse nacional, à medida que os países do mundo se aproximam entre si a fim de resolver problemas em comum. Tem-se a necessidade de se adotar uma nova postura ética.
c) diante do caos globalizado, deve-se, em nome de uma moral elevada, estabelecer uma supremacia de um governo nacional que seja considerado apto ao governo mundial, a partir de princípios sólidos e ideais elevados, como a democracia e o equilíbrio entre poderes.
d) toda e qualquer ética, pensada a partir das mudanças ocorridas devido ao processo de globalização, deve ter em conta que as reais bases para o desenvolvimento humano se dá no campo econômico, com a manutenção da política de livre mercado, adaptado ao contexto histórico existente.

36 - Um dos grandes debates na filosofia diz respeito à questão do método, ou sobre qual o melhor caminho para se trabalhar em filosofia. Nesse sentido, associe o nome do método na primeira coluna, com a sua devida explicação na segunda coluna.
1 - Hermenêutica.
2 - Dialética.
3 - Analítica.
( ) Originariamente ligado à palavra diálogo, foi usado por Platão e Hegel
( ) Método desenvolvido na teologia, trabalha com a interpretação e a compreensão, ligado a H. G. Gadamer
( ) Utilizado por Carnap, Quine, Austin dentre outros, surge na denominada virada linguística.
A sequência correta é
a) 2, 3, 1. c) 3, 1, 2.
b) 2, 1, 3. d) 1, 3, 2.

37 - De acordo com Auroux, "a filosofia da linguagem não corresponde a uma unidade conceitual muito clara, [...] pode-se designar através dela várias coisas muito diferentes." Dentre tais possibilidades de designação, têm-se as
a) que procuram levar o estudo para um campo metafísico ou ontológico, abandonando todo o estudo analítico ou da lógica, e as que querem reduzir o estudo da linguagem ao campo gramatical.
b) reflexões que se encontram sobre a natureza da linguagem, antes do aparecimento das tradições linguísticas positivas e autônomas e os estudos sócios-políticos-econômicos da linguagem.
c) introduções enciclopédicas, que retomam concepções gerais e os estudos de reflexões míticas e antropológicas, buscando compreender suas reverberações na caminhada da construção da linguagem humana.
d) reflexões que visam explicar a natureza da linguagem e seu papel na experiência humana, com uma pretensão fundadora e as concepções concernentes à linguagem, que se encontram em obras dos autores reconhecidos como filósofos.

38 - Assinale a alternativa que apresenta somente pensadores da filosofia contemporânea, considerados estudiosos da linguagem.
a) Chomsky, Apel, Agostinho, Russell e Hegel.
b) Rorty, Wittgenstein, Frege, Carnap e Derrida.
c) Schelling, Foucault, Derrida, Heidegger e Leibniz.
d) Carnap, Herder, Condillac, Habermas e Herbet Spencer.

39 - Dentre os problemas filosóficos trabalhados ao longo do tempo por diversos pensadores, a questão da verdade se destaca. Abordá-la ou decifrá-la foi e continua sendo um dos pontos dos estudos e escritos em filosofia. A palavra verdade tem seu significado variando de acordo com a influência das línguas que a constituíram, em suas origens e contextos. Dentre as línguas que mais diretamente influíram no significado da verdade na filosofia ocidental, têm-se o grego, o latim e o hebraico. A partir dessa relação, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, marque a sequência correta.
1 - Grego - Aleteia.
2 - Hebraico - Emunah.
3 - Latim - Veritas.
( ) Tem o sentido de verdade como confiança. Refere-se a pessoa que é digna de confiança, como "amigo de verdade".
( ) Apresenta a ideia de fidelidade; fiel no dizer, dizer a verdade. Fidelidade a certas regras do bem dizer.
( ) Transmite o sentido de descoberta, desvelamento, revelação, retirar o véu.
a) 1, 3, 2. c) 2, 3, 1.
b) 3, 1, 2. d) 2, 1, 3.

40 - Segundo Leônidas Hegenberg, na lógica e na matemática, "é" tem um único significado, que se indica usando o sinal de igual, "=". De acordo com tal afirmativa, um outro modo de se escrever "S é P" seria "S = P". Esse único significado é o de
a) desconstrução. c) falsidade.
b) identidade. d) idealidade.

41 - Em seu texto Sobre o ensino de filosofia, André Comte-Sponville, escreve que há uma crise no ensino da filosofia, o que implica a necessidade de se defender a filosofia frente ao filosofismo. Sobre essa questão é correto afirmar que
a) o filosofismo procura manter um trabalho filosófico baseado nas tradições do pensamento ocidental.
b) defender a filosofia é defender o amor ao saber frente aos debates de opiniões, o amor ao discurso e a tagarelice em sala de aula.
c) por filosofismo pode-se entender o amor ao conhecimento que gera um saber fruto de si mesmo.
d) a filodoxia deveria predominar em sala de aula, provocando, desse modo, uma curiosidade natural e uma sede de conhecimento nos alunos.

42 - Nos últimos anos, o ensino de filosofia passou por grandes mudanças, como por exemplo, a sua generalização, fato esse ocorrido pela saída desse ensino do âmbito das elites rumo à setores da sociedade no qual não se fazia presente.
Jacques Derrida, ao debater o assunto, propôs, nesse sentido, que o ensino de filosofia se processasse a partir de um princípio ético. Esse princípio é denominado princípio
a) do direito à filosofia para todos.
b) do direito à igualdade em filosofia.
c) de um ensino de filosofia das bases sociais.
d) de um ensino de filosofia em igualdade com as elites.

43 - Segundo Lídia Maria Rodrigo, o ensino de filosofia, frente às atuais perspectivas de generalização, tem, do ponto de vista didático, um grande desafio que reside em
a) saber como ensinar ou tornar acessível um saber especializado para um público mais vasto e menos qualificado.
b) manter o nível da qualidade do ensino de filosofia nos padrões anteriormente existentes.
c) não permitir a banalização do ensino de filosofia, mantendo-o para tanto, em sistemas de ensinos restritos.
d) saber como ensinar filosofia a quem chega ao ensino médio sem o mínimo de conhecimento formal adequado ao ensino de filosofia.

44 - Quanto ao ensino de filosofia, a Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008, alterou o artigo 36 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDBEN). Dentre as alterações, foi incluído o inciso IV que
a) tornou obrigatório o ensino de sociologia e o de filosofia no Ensino Médio.
b) sugeriu o ensino de filosofia e de sociologia na Educação Básica.
c) incluiu a disciplina de sociologia no primeiro ano do Ensino Médio e a disciplina de filosofia nos segundo e terceiro anos do mesmo nível.
d) incluiu a filosofia e a sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do Ensino
Médio.

45 - Segundo as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a presença da filosofia como disciplina deve-se efetivar de forma a consolidar seu espaço em sala de aula. Com relação à carga horária, a filosofia deve
a) ser trabalhada transversalmente, uma vez que há um grande número de disciplinas no quadro horário das escolas.
b) ser ministrada pelo menos uma vez por semana em conjunto com sociologia.
c) ter, no mínimo, duas horas-aulas por semana, como disciplina autônoma.
d) ocupar no mínimo uma hora-aula por semana em horário extra, como atividade complementar.

46 - Abaixo tem-se uma relação entre pensadores considerados fenomenólogos e algumas de suas obras. Marque a alternativa cuja relação entre pensador e obra está INCORRETA.
a) Maurice Merleau-Ponty - O Olho e o Espírito.
b) Max Scheler - A posição do homem no cosmos.
c) Jean Paul Sartre - Da reviravolta dos valores.
d) Martin Heidegger - Carta sobre o humanismo.

47 - Edmund Husserl (1859 - 1938) elaborou a Fenomenologia, que influenciou notadamente a filosofia no século XX. Quanto ao campo da estética, é correto afirmar que a Fenomenologia
a) introduziu a ideia dos fundamentos estéticos, como base para se estudar a manifestação do Belo como fenômeno.
b) não trabalhou diretamente com a estética, uma vez que a fenomenologia de Husserl tinha um modelo matemático e axiomático, baseado no racionalismo de Descartes, o que impossibilitava o desenvolvimento de um estudo do Belo.
c) utilizou-se da palavra fenômeno em seu significado no grego antigo, e afirmou não ser possível o conhecimento do Belo, pois ele tem uma característica de essência da obra de arte, não sendo assim, acessível, uma vez que só se pode conhecer os fenômenos.
d) introduziu o critério de que se deve recorrer à intuição dos fenômenos que se apresentam, de modo imediato, na experiência estética, antes de qualquer pressuposição acerca da Natureza do Belo ou da Arte.

48 - Friedrich Schiller (1759 - 1805), autor de Sobre a educação estética da humanidade, diz que existe no ser humano um impulso que o liga a matéria, sujeitando-o à natureza e um outro impulso, de ordem superior, que eleva o ser humano ao nível do pensamento racional e que aspira à permanência e à imutabilidade. Para superar o dualismo matéria e espírito que tal divisão sugere, Schiller admite a existência de um terceiro impulso. Assinale a alternativa cuja afirmação se relaciona corretamente com o terceiro impulso admitido por Schiller.
a) Impulso do equilíbrio: busca manter uma neutralidade entre matéria e razão, possibilitando a boa capacidade do julgar.
b) Impulso da realidade: faz o ser humano perceber a tensão dialética existente entre forma e matéria, possibilitando assim, a construção do real.
c) Impulso crítico: responsável por elaborar o senso crítico humano, capacitando o homem a conhecer o mundo possível de forma racional. Percebido por Kant, não foi por ele conceituado.
d) Impulso lúdico: concilia a matéria, presente aos sentidos, com a forma, ato do pensamento, que parece excluir o que é material e sensível. Exerce-se acima das necessidades naturais e independe dos interesses práticos. Apresenta-se como jogo estético.

49 - Batista Mondin demonstra que os estudos de antropologia filosófica adquiriram um novo rumo, depois da crítica kantiana à metafísica, dos progressos da ciência, da aquisição da consciência histórica e outros fatos. Tal mudança permitiu o estudo do humano em outras áreas, abandonando-se a metafísica. Nesse sentido, construíram-se novas imagens do homem. A partir do anteriormente exposto, relacione as novas imagens do antopos na segunda coluna, com os pensadores da primeira coluna que a desenvolveram.
1 - Karl Marx.
2 - Soren Kierkegaard.
3 - Singmund Freud.
4 - Paul Ricoeur.
5 - Martin Heidegger.
( ) Homem falível.
( ) Homem ex-istente.
( ) Homem econômico.
( ) Homem instintivo.
( ) Homem angustiado.
A sequência correta é
a) 4, 5,1, 3, 2 c) 3, 4, 1, 2, 5
b) 5, 2, 3, 1, 4 d) 2, 5, 3, 1, 4

50 - A morte apresenta-se varias vezes como fonte de dúvidas e questionamento para os seres humanos. Frente a esse sinal da finitude, pensadores se deparam com a necessidade de refletir sobre tal momento. Heidegger a descreve como um limite da existência humana. Tendo em vista essa questão e pensando sobre o material estudado para a prova, analise as assertivas abaixo.
I. Para Jaspers, só o homem tem consciência da morte e estamos a ela destinados. Para ele o temor da morte é o temor do nada, uma vez que não se sabe o que ocorre após tal fato.
II. Para Thomas Nagel, o ser humano não consegue conceber a não-existencia a partir de seu interno. Pensar a morte é, portanto pensar a partir do externo. Quanto ao fato do sentimento humano em relação ao morrer, esse sentimento varia de acordo com a concepção que se tem de morte.
III. Para Michel Serres, a morte apresenta-se como um constituinte da humanidade, pois os humanos são o que são, porque se aprende que se irá morrer. Tal fato levou a humanidade a criar um novo estatuto para o homem com as respostas encontradas nas novas tecnologias. A dor que a morte provoca, moveu novas civilizações ao longo da história humana.
Estão corretas as assertivas
a) II e III apenas. c) I e III apenas.
b) I, II e III. d) I e II apenas.

GABARITO:
11 D
12 A
13 A
14 C
15 D
16 C
17 C
18 D
19 B
20 A
21 B
22 D
23 D
24 B
25 A
26 D
27 A
28 B
29 B
30 A
31 C
32 C
33 D
34 C
35 B
36 B
37 D
38 B
39 C
40 B
41 B
42 A
43 A
44 D
45 C
46 C
47 D
48 D
49 A
50 B
(Comando da Aeronáutica - 2010)

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