quinta-feira, 31 de maio de 2012

CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA


Árabes viviam na Península Arábica . Área desértica , sem unidade política . Os beduínos no interior eram pastores nômades e viviam em guerras constantes .Acreditavam em espíritos , representados por árvores e pedras e em uma infinidade de divindades subordinada a um ser superior. No litoral Meca e Yatreb tornaram-se centros de comércio e Meca também centro de peregrinação anual dos beduínos que visitavam a Caaba , santuário onde estava guardada a Pedra Negra e os ídolos das diversas tribos .
Meca era administrada pelos coraixitas , grandes comerciantes , interessados em preservar o comércio .
Maomé nasceu em 570 em Meca. Filho de família pobre ( Hashemita) da tribo dos coraixitas . Órfão , educado pelo tio, desde pequeno participou de caravanas , tomando contato com o judaísmo e o cristianismo .Adulto , casou-se com uma viúva rica Khadija , o que lhe permitiu dedicar-se intensamente à meditação religiosa .

HÉGIRA - Passou a ter visões e criou uma nova religião monoteísta , o islamismo em 610 . Converteu seus familiares e ao pregar aos coraixitas , defendendo os pobres e oprimidos foi obrigado a fugir de Meca para Yatreb , depois Medina em 622 , a Hégira , início do calendário muçulmano.
Depois conquistou Meca em 630 , e consolidou sua religião com 5 obrigações : peregrinar a Meca pelo menos uma vez na vida ; dar esmolas, jejuar no mês de Ramadã , orar todos os dias e lutar na guerra santa . ( obrigação ocasional) . O Corão contém os ensinamentos de Maomé e o Suna ou tradição , as narrativas em torno da vida do profeta .

EXPANSÃO MUÇULMANA – Com a sua morte , o poder passou a ser exercido pelos califas que unificaram a Península Arábica , possibilitando a posterior expansão.
A dinastia Omíada ( 661-750) tornou o Mediterrâneo um lago muçulmano . Conquistou a África do Norte , Península Ibérica até o sul da Gália , ilhas de Córsega , Sardenha e Sicília . Muçulmanos só foram barrados em 732 com a derrota na batalha de Poitiers , nos Pirineus , para Carlos Martel .
Bloqueio da navegação cristão pelo Mediterrâneo isolou o Ocidente Europeu e contribuiu para o desenvolvimento de uma economia auto-suficiente e rural a sociedade feudal .
A dinastia Abássida em 750 transferiu a capital para Bagdá . Conquistas voltaram-se para o Oriente, rumo á Índia e China . Surgiram califados independentes e iniciou-se a decadência do império .
Unidade quebrada com o surgimento de dois grandes grupos divergentes , sunitas e xiitas . Xiitas , defendem um chefe religioso e político , descendente de Maomé e seguidor do Corão e os sunitas , chefe político , seguidor do Suna e que não precisaria ser descendente do profeta .
Em 1258 Mongóis capturaram Bagdá. No século XV turcos otomanos , convertidos ao islamismo dominaram a parte oriental do império . A Península Ibérica foi totalmente libertada com a conquista de Granada pelos espanhóis em 1492 .

CULTURA MUÇULMANA - árabes respeitavam as crenças e costumes e assimilaram muitos aspectos dos povos dominados.
Arquitetura – influência bizantina e persa nas cúpulas , minaretes , arcos em ferradura e colunas torcidas .
Literatura – Livro dos reis de Al-firdausi ; Rubayat de Omar Khayan e As Mil e Uma Noites , coletânea de contos.
Ciência – sistema arábico, geometria, álgebra , contabilidade , alquimia como busca da pedra filosofal , destilação, filtração e sublimação . Desenvolvimento da medicina com Avicena , autor de Canon . Astronomia .
Filosofia preservaram Aristóteles e Platão, com Avicena e Averróis.
Comércio – Mossul ( tecidos de algodão ), Bagdá ( vidros , jóias , cerâmicas e seda ) ; Damasco ( aço) ; Marrocos ( couro) ; Toledo ( espadas) .
Árabes introduziram na Europa ainda as invenções chinesas – bússola, papel e pólvora .
Alimentos como algodão , cana de açúcar , laranja e arroz . Pela permanência na Península Ibérica , muitas palavras do português tem origem árabe , como as iniciadas por al - alvaiade , alfaiate .

Nenhum comentário:

Postar um comentário